Chef Funcional http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Wed, 13 Nov 2019 07:00:25 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Purê de batata roxa com noz moscada: receita combina sabores marcantes http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/11/13/pure-de-batata-roxa-com-noz-moscada-receita-combina-sabores-marcantes/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/11/13/pure-de-batata-roxa-com-noz-moscada-receita-combina-sabores-marcantes/#respond Wed, 13 Nov 2019 07:00:25 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1610

Crédito: iStock

Esse purê combina dois sabores marcantes e pode acompanhar muito bem pratos de peixes e frutos do mar pelo adocicado da batata ou então carnes vermelhas, pelo picante que a noz moscada oferece. É uma receita saudável digna de boa companhia.

Já usei o purê para acompanhar um peito de pato e figo caramelizado. Crie bons pratos a partir dessa receita e depois me conta o que achou!

Ingredientes

  • 2 batatas roxas tamanho médio (400 g)
  • 1 fio de Azeite de oliva extravirgem
  • 1 colher de sopa de manteiga ghee
  • Pimenta preta moída na hora
  • Sal a gosto
  • 3 folhas de Sálvia fresca
  • 1 pontinha de colher de chá de noz moscada moída na hora (cuidado com o excesso, pode usar menos se quiser)

Preparo

  1. Cozinhe as batatas sem a casca até ficarem no ponto mole (para purê) e reserve.
  2. Em um fundo de panela acrescente o azeite, a sálvia a pimenta e a noz moída. Deixe aquecer bem o azeite para soltar todo sabor dos temperos e então retire a sálvia. Baixe o fogo, acrescente as batatas já cozidas e picadas e amasse com um amassador de batatas até formar um purê liso e cremoso.
  3. Acrescente 1/2 copo de água do cozimento da batata para mexer bem e por último sal e manteiga ghee.
  4. Cozinhe por 5 a 10 minutos em fogo baixo mexendo com colher de pau.
]]>
0
Cheesecake de ricota e com calda de pitanga é receita fácil e saborosa http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/11/10/cheesecake-facil-de-ricota-e-com-calda-de-pitanga/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/11/10/cheesecake-facil-de-ricota-e-com-calda-de-pitanga/#respond Sun, 10 Nov 2019 07:00:23 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1603

Crédito: iStock

Fazer uma cheesecake clássica demora algumas horas, e leva ingredientes que talvez você não possa ingerir por causa da dieta. Como eu adoro adaptar as receitas para que todos possam, vez que outra, usufruir de boas receitas sem pensar se está ou não saindo muito fora da dieta, essa cheesecake usando suco de pitanga (que está na época!) será uma boa saída, e você pode trocar por outra fruta ou biscoito que preferir para a base.

Ingredientes

  • 200 g de ricota sem soro
  • 2 ovos inteiros
  • 1 xícara de açúcar mascavo OU adoçante xilitol
  • 2 xícaras de pitangas maduras
  • 100 g (1 pacote) de biscoito integral do tipo ‘Maria’ ou o que você preferir
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco ou manteiga Ghee
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo para a calda

Preparo

  1. Em um liquidificador, coloque os biscoitos e processe até formar uma farinha. Misture essa farinha com o óleo de coco ou manteiga ghee em uma vasilha e disponha na forma de fundo falso apertando bem com a ponta dos dedos. Leve para o forno por 10 minutos a 200 graus para pré assar.
  2. Enquanto isso, bata no liquidificador a ricota, açúcar, ovos e processe bem até que fique um creme lisinho. Se preferir, adicione essência de baunilha.
  3. Assim que a massa estiver pré assada, retire do forno e acrescente o creme por cima. Leve para assar por aproximadamente 20 minutos a 200 graus.
  4. Dica: Para assar e não criar aquela casquinha por cima (que não é legal), coloque sua forma de cheesecake no forno e outra forma retangular com água na parte de baixo do forno (dentro), esse vapor de água fará com que a massa não seque.
  5. Para a calda, esprema as pitangas em um coador ou um chinois (um coador fininho em formato de cone) para retirar todo suco sem abrir as sementes que são amargas.
  6. Coloque esse suco em uma panela pequena com o açúcar e deixe ferver até caramelizar um pouco, vai formar uma calda leve, assim que reduzir o volume do suco em 1/3 ou metade.
  7. Desligue e espere esfriar para colocar por cima da cheesecake.
  8. Antes de servir, deixe a cheesecake esfriar.
]]>
0
Bolo fofinho de iogurte e coco é prático de fazer http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/11/06/bolo-fofinho-de-iogurte-e-coco-e-pratico-de-fazer/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/11/06/bolo-fofinho-de-iogurte-e-coco-e-pratico-de-fazer/#respond Wed, 06 Nov 2019 07:00:27 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1599

Crédito: Caio Cezar/ VivaBem

Muito prático e fofinho, esse bolo de iogurte com coco pode salvar seu dia em uma tarde de chuva.

Se quiser troque o iogurte natural pelo kefir.

Ingredientes

  • Um pote de iogurte natural (aproximadamente 200 ml)
  • 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
  • 2 ovos
  • 50 gramas (um pacotinho) de coco ralado natural
  • 5 gramas de fermento químico

Preparo

  1. Acrescente o iogurte, os ovos e o açúcar mascavo no liquidificador e bata por 3 minutos aproximadamente.
  2. Após isso, adicione todos os outros ingredientes, menos o fermento, e bata até formar uma massa lisa. Agora, acrescente o fermento e bata novamente.
  3. Asse por 30 minutos em forno pré aquecido a 200 graus.
]]>
0
Aprenda a fazer um arroz negro cremoso, rico em proteínas e fibras http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/11/03/aprenda-a-fazer-um-arroz-negro-cremoso-rico-em-proteinas-e-fibras/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/11/03/aprenda-a-fazer-um-arroz-negro-cremoso-rico-em-proteinas-e-fibras/#respond Sun, 03 Nov 2019 07:00:26 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1590

Crédito: Taise Spolti

Além de ser saboroso e diferente, o arroz negro possui propriedades nutricionais excelentes: rico em antocianina e antioxidantes, o arroz negro apresenta 30% a mais de fibras e 20% a mais de proteínas quando comparado ao branco, além ser rico em ômega-3.

É muito fácil fazer esse arroz cremoso.

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz negro
  • 2 xícaras de água
  • 1/2 vidrinho de leite de coco (pode usar leite de coco em pó – 3 colheres de sobremesa)
  • sal e pimenta a gosto

Preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela de pressão e feche. Quando pegar pressão, diminua o fogo e cozinhe por 20 minutos. Desligue o fogo e deixe que a pressão saia sozinha para que mantenha a cremosidade.

]]>
0
Aprenda a fazer um muffin integral sem ovos http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/10/30/aprenda-a-fazer-um-muffin-integral-sem-ovos/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/10/30/aprenda-a-fazer-um-muffin-integral-sem-ovos/#respond Wed, 30 Oct 2019 07:00:33 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1583

Caio Cezar/UOL

Um super alimento: batata caara (ou cará). Esse tubérculo, que não possui sabor acentuado, é o grande substituto do ovo. A consistência da batata quando ralada é igual a de uma clara de ovo, sendo assim ela consegue oferecer as receitas aquele ‘fofinho’ que o ovo dá.

Muitas pessoas são celíacas e precisam trocar em suas receitas a farinha, mas quando a farinha é sem glúten tende a ficar dura ou esfarelenta, e o ovo acaba sendo um alimento chave para esse caso, mas e quando a pessoa tem alergia ao ovo? Ou não come ovos? Uma saída para cada vez mais melhorar a alimentação e enriquecer os alimentos dessa população é oferecer substitutos, e acreditem: a batata caara ralada é a carta na manga.

Ingredientes:

  • 1/2 batata caara
  • 2 colheres de farinha de trigo integral
  • 1 colher de chá de fermento biológico
  • Sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de água
  • 1/2 dente de alho
  • Granola salgada ou os grãos que quiser para cobertura

Preparo:

  1. Rale a batata crua sem a casca e reserve.
  2. Misture em uma tigela a farinha, fermento, água, sal e pimenta e o alho amassado ou ralado. Coloque então a batata ralada e misture bem até formar uma massa homogênea. Coloque em forminhas e cubra com as sementes.
  3. Asse em forminhas de cupcake por 20 minutos a 180 graus.
]]>
0
Saiba como preparar um azeite aromático em casa http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/10/27/saiba-como-preparar-um-azeite-aromatico-em-casa/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/10/27/saiba-como-preparar-um-azeite-aromatico-em-casa/#respond Sun, 27 Oct 2019 07:00:36 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1577

(Foto: Caio Cezar/UOL).ra garantir sabor a qualquer preparo e manter a alimentação saudável, o uso de azeite extravirgem já está bem enraizado, e o uso culinário dele é diverso, por isso muitos Chefs utilizam seus próprios azeites aromáticos para preparos exclusivos.

Eu também tenho alguns em casa, compro um azeite extravirgem de boa qualidade e faço dele outros três azeites de aromas diferentes. O de hoje é azeite aromático de alho, ótimo para finalizar ou cozinhar qualquer preparo pois o alho vai bem com praticamente todos os pratos salgados.

Use ervas frescas no lugar do alho para criar seus próprios sabores e aromas.

Ingredientes:

200mL de azeite extravirgem

1/2 cabeça de alho (máximo 6 dentes)

Preparo:

Em uma panela pequena ou em uma leiteira, coloque o azeite com os dentes de alho sem a pele e coloque em fogo baixo. Se o fogo do seu fogão for muito alto, deixe apenas em meia boca. O importante é que o azeite nunca aumente de temperatura a ponto de o seu dedo menor não aguentar mais que 3 segundos em imersão.

O cozimento das ervas ou do alho deve ser lento e baixo para preservar as propriedades fitoterápicas das ervas e também do azeite para que a gordura dele não sature.

Deixe em fogo por aproximadamente 30 minutos e desligue. Coloque em um recipiente de vidro fechado e feche bem.

Reserve esse azeite por pelo menos 3 dias até abrir e fazer o primeiro uso.

]]>
0
Batatas assadas com molho curry sem lactose http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/10/23/batatas-assadas-com-molho-curry-sem-lactose/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/10/23/batatas-assadas-com-molho-curry-sem-lactose/#respond Wed, 23 Oct 2019 07:00:32 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1570

Crédito: Caio Cezar/UOL

Fez muito sucesso o molho de curry que postei poucos dias atrás e uma seguidora do meu Instagram me deu uma super ideia ao assar legumes com esse molho, testei com batata e batata-doce em casa, ficou sensacional!

A batata inglesa, batata yacon e a batata-doce super combinam com o adocicado e picante do molho de curry que publiquei.

Ingredientes:

  • 2 batatas inglesas ou batata-doce

Sugestão: pode assar berinjela e até moranga para variar o cardápio se quiser uma opção lowcarb

Preparo:

  1. Higienize bem as batatas e deixe-as com a casca. Faça cortes sem ir até o final para que a batata não se desfaça durante o tempo que assar no forno.
  2. Esfregue nas batatas cruas um pouco de azeite e sal e leve para assar no forno durante 20 minutos em uma forma fechada com alumínio.
  3. Retire as batatas do forno, abra um pouco o alumínio e regue as batatas com o molho curry, deixe que umedeça bem as batatas dentro dos cortes. Feche o alumínio e volte as batatas para o forno para terminar de assar por mais 20 minutos a 200 graus.
]]>
0
Faça seus próprios tomates secos aromatizados http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/10/20/faca-seus-proprios-tomates-secos-aromatizados/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/10/20/faca-seus-proprios-tomates-secos-aromatizados/#respond Sun, 20 Oct 2019 06:00:13 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1564

Crédito: Caio Cezar

Não tem jeito, tomate é um alimento delicioso e versátil, dá pra usar em receitas doces e salgadas, sucos funcionais e molhos. E dá muita pena quando vemos que alguns estão passando do ponto ou com algum machucadinho e são jogados fora, saber manejar esses alimentos para evitar desperdício é a melhor escolha para a saúde do corpo e do bolso também, já que sabemos que o desperdício de alimentos é um problema social mundial.

A minha dica para os tomates é assar com alguns temperos e azeite, ficarão deliciosos e podem enriquecer muitos pratos, a duração é de até uma semana na geladeira em pote fechado.

Ingredientes:

Tomates italiano ou os que tiver em casa

Manjericão fresco

Sal moído na hora a gosto

1 colher de chá de Páprica doce em pó

2 a 3 colheres de sopa de azeite

Preparo:

Corte os tomates pela metade e esfregue em casa metade o sal, páprica e azeite de oliva. Se as avarias estiverem na parte de dentro, apenas corte os machucadinhos e retire as sementes.

Leve para assar uma forma cheia de tomates, 1h a 250 graus.

]]>
0
Rico em fibras, chips de cenoura é uma opção saudável para o lanche http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/10/16/rico-em-fibras-chips-de-cenoura-e-uma-opcao-saudavel-e-com-nutrientes/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/10/16/rico-em-fibras-chips-de-cenoura-e-uma-opcao-saudavel-e-com-nutrientes/#respond Wed, 16 Oct 2019 07:00:22 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1556

Foto: Caio Cezar/UOL)

Poucos dias atrás fiz um suco de cenoura, bati com água e gelo e coei, me veio à cabeça que aquele monte de nutrientes e fibras estariam sendo jogado no lixo sem motivo algum! Pensei em reutilizar, e a maneira mais deliciosa que me veio em mente e também mais fácil e acessível era um chips, parecido com um biscoitinho para beliscar.

Fica uma delicia!

Ingredientes:

Sumo de 1 cenoura processada

Sal e pimenta preta moídos na hora a gosto

Aproximadamente 1 xícara de farinha de trigo integral (a quantidade de farinha vai depender da quantidade de cenoura processada)

Preparo:

Certifique-se de que o sumo da cenoura esteja bem coado, quanto mais seco melhor.

Misture a farinha o sal e pimenta ( e se quiser mais tempero use ervas frescas), e aperte bem com a mão até formar uma massa lisa.

Espalhe o mais fino possível em uma forma untada e com papel manteiga. Asse a 250 graus até secar e ficar crocante, aproximadamente 20 minutos.

]]>
0
Molho curry versátil: veja versão funcional e sem álcool da receita http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/10/13/molho-curry-versatil-veja-versao-funcional-e-sem-alcool-da-receita/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2019/10/13/molho-curry-versatil-veja-versao-funcional-e-sem-alcool-da-receita/#respond Sun, 13 Oct 2019 07:00:31 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1550

Crédito: iStock

Você provavelmente já comeu em algum restaurante esse molho, em muitos eventos que eu e o Valter realizamos esse molho de curry é muito solicitado, pois vai bem com frango, saladas quentes como com a cevadinha e arroz negro, mas o clássico do nosso menu é com camarão flambado.

O molho é feito com o flambadinho de rum, mas aqui vou passar a versão mais saudável, sem o álcool e seu residual, assim ele fica mais leve, mais fácil de fazer, e combinará até com aquele wrap integral que você pode preparar usando legumes.

Desafio você a fazer em casa, e me contar como ficou, e com qual combinação você fez seu molho curry, me conta no instagram 🙂

Ingredientes

  • 1 vidrinho de leite de coco integral (aproximadamente 200 mL)
  • 1 colher de sopa rasa de curry em pó
  • 1 colher de chá rasa de cúrcuma em pó
  • 1 colher de chá rasa de gengibre moído na hora (ou se quiser usar o pó)
  • Sal a gosto

Como fazer

  1. Coloque em uma panela o curry, a cúrcuma e o gengibre e deixe esquentar bem o fundo da panela, assim o calor irá soltar todos os aromas dessas especiarias e melhorará o sabor, deixando-o mais intenso.
  2. Após 1 minutinho esquentando bem, acrescente o leite de coco e acerte o sal. Mexa bem e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo.
]]>
0