Chef Funcional http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Wed, 27 May 2020 07:00:33 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Biscoito de cacau e tahine é opção de lanche da tarde funcional http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/27/biscoito-de-cacau-e-tahine-e-opcao-de-lanche-da-tarde-funcional/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/27/biscoito-de-cacau-e-tahine-e-opcao-de-lanche-da-tarde-funcional/#respond Wed, 27 May 2020 07:00:33 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=2010

Crédito: arquivo pessoal

Delicioso, especial para quem gosta de se envolver com o ato de cozinhar e preparar coisinhas gostosas. Esse tempo que estamos vivendo de distanciamento e isolamento acabou sendo especial para muitas pessoas que se sentiram mais envolvidas com a sua cozinha, sua saúde, sua familia.

Essa receita é daquelas que a gente se envolve com algo saudável, curte o passo a passo, e depois aprecia com uma xicara de café ou chá, com a familia.

Espero que façam e me contem o que acharam.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de tahine torrado ou cru (o tahine torrado possui o sabor um pouco mais forte, ok?)
  • 1/3 de xícara de açúcar de coco (pode trocar por mascavo se preferir ou xilitol)
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha natural
  • 2 colheres de sopa de leite de amêndoas ou o leite a sua escolha (pode usar o leite que costuma consumir)
  • 3 colheres de sopa de cacau 100%
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitadinha de sal
  • 1 colher de sopa de amido
  • Opcional: gotas ou nibs de chocolate amargo

Preparo

  1. Primeiro misture em uma tigela o tahine, o leite vegetal, o açúcar e a baunilha, cuidado nessa hora para que você não misture muito vigorosamente, pois o tahine pode endurecer.
  2. Em seguida, coloque os demais ingredientes e vá misturando, de preferência com uma colher de bambu, que é mais firme. Somente no final quando a massa estiver pronta é que você mistura delicadamente o chocolate em gotas ou, também, gergelim ou coco ralado.
  3. Forre uma forma com papel manteiga e faça com a mão o formato de biscoito já achatados para assar uniformemente (essa receita tem menos gordura que as convencionais, por isso não asse em bola como é feito normalmente), asse então por 15 minutos a 180 ºC.
  4. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de manusear.
]]>
0
Pizza de abobrinha picante e funcional é boa receita para o final de semana http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/24/pizza-de-abobrinha-picante-e-funcional-e-boa-receita-para-o-final-de-semana/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/24/pizza-de-abobrinha-picante-e-funcional-e-boa-receita-para-o-final-de-semana/#respond Sun, 24 May 2020 07:00:39 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=2002

Crédito: Arquivo pessoal

Vocês lembram da receita fácil de massa para pizza que eu escrevi aqui semanas atrás?

Vira e mexe recebo perguntas sobre ideias de sabores para cobertura de pizza que sejam funcionais e ao mesmo tempo muito saborosas. Então hoje quero compartilhar uma ideia que pra mim fica excepcional, é simples, muito saborosa e que você pode combinar com diversos acompanhamentos: abobrinha picante.

Você pode usar essa abobrinha com presunto Parma ou Serrano como eu fiz, ou então com sardinha, frango desafiado, tofu e tofu defumado, ou então, como eu adoro, somente ela.

Você vai se encantar de como a simplicidade pode ser muito mais saudável e saboroso do que você imagina. A abobrinha é um desses alimentos incríveis que sempre nos impressiona quando usamos em receitas diversas.

Ingredientes

  • 1 receita de massa para pizza
  • 2 abobrinhas italianas médias
  • 3 tomates italianos (você pode optar por tomate pelado em suco de tomate natural também!)
  • 1 ramo generoso de manjericão fresco
  • 2 dentes de alho
  • Pimenta preta moída na hora a gosto
  • Sal moído na hora a gosto
  • 1 fio de azeite de oliva
  • 1 colher de chá rasa de pimenta calabresa seca
  • 1 pitadinha de páprica defumada (opcional)
  • 1 xícara de queijo maturado ralado (pode usar canastra, colonial, parmesão ou o que você preferir)

Preparo

  1. Pré asse a massa de pizza aberta em uma forma untada com um pouquinho de azeite, durante 10 minutos a 250 ºC.
  2. Enquanto isso faça tiras de abobrinha com a casca (higienize bem) e coloque em uma frigideira com um fio de azeite, adicione as pimentas e o sal. Deixe que elas mudem de cor e amoleçam somente um pouco, evite passar muito do ponto para que elas não desmanchem não hora de assar. Desligue e reserve.
  3. Leve os tomates sem pele para o liquidificador ou mixer e processe até formar um molho, coloque um fio de azeite em uma panela e refogue o alho picado, adicione o molho de tomate natural e por fim 10 folhas (aproximadamente) de manjericão fresco. Deixe cozinhar por 10 a 15 minutos em fogo médio e acerte o sal.
  4. Retire a massa de pizza do forno e adicione generosamente o molho de tomate, adicione então o queijo ralado. Por cima dele coloque as tiras de abobrinha bem distribuídas e então, se optar por acompanhar, acrescente frango, ou Parma, ou o que escolheu para acompanhar, e jogue algumas folhinhas de manjericão.
  5. Leve para assar por mais 15 minutos a 250 graus ou até que a massa fique crocante não borda.

Se fizer, me avisa que eu quero ver! Eu amo pizza de abobrinha e tenho certeza que você também vai gostar.

]]>
0
Trufas rápidas de cacau: receita funcional para matar vontade por doces http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/20/trufas-rapidas-de-cacau-receita-funcional-para-matar-vontade-por-doces/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/20/trufas-rapidas-de-cacau-receita-funcional-para-matar-vontade-por-doces/#respond Wed, 20 May 2020 07:00:37 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1996

Crédito: iStock

Essa receita é para quem é apaixonado por doces! Tenho muitas alunas assim, então ter receitas funcionais facilita muito a vida delas, principalmente receitas assim que você pode fazer no final de semana e deixar na geladeira para ter a prontidão durante a semana.

Você pode trocar as avelãs por amêndoas ou amendoim. Se desejar trocar o néctar de coco por outro adoçante ou açúcar, certifique-se que o mesmo esteja de acordo com a sua alimentação, já que o néctar de coco é de baixo índice glicêmico sendo uma boa opção para muitas receitas naturais.

Ingredientes

  • 1 xícara de avelãs ou amêndoas (ou 1/2 xícara de pasta já pronta, pode ser pasta de amendoim como já mencionei)
  • 1/4 de xícara de néctar de coco
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó 100%
  • 1/4 de xícara de manteiga de coco (ou manteiga ghee)
  • Cacau para polvilhar

Preparo

  1. Se você está usando as avelãs e amêndoas in natura, em uma frigideira, coloque-as e torre um pouco para liberar mais seu sabor e óleos. Depois bata-as em um liquidificador até formar uma pasta e reserve. Se você estiver usando pastas prontas de avelãs, amêndoas ou amendoim, pule este passo.
  2. Em uma vasilha acrescente a pasta, o cacau e o néctar, misture muito bem com uma espátula e depois com as mãos até formar uma pasta consistente.
  3. Em seguida, vá acrescentando a manteiga até formar uma massa lisa e homogênea.
  4. Coloque em um pote de vidro e leve para a geladeira por 4h.
  5. Retire da geladeira quando estiver bem consistente, parecendo um brigadeiro, e então faça bolas com o auxílio de uma colher e usando a palma das mãos.
  6. Passe no cacau ou polvilhe cacau por cima e mantenha sempre na geladeira, dura até 10 dias!
]]>
0
Crazy cake: o bolo maluco de chocolate que não leva leite e ovos http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/17/crazy-cake-o-bolo-maluco-de-chocolate-que-nao-leva-leite-e-ovos/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/17/crazy-cake-o-bolo-maluco-de-chocolate-que-nao-leva-leite-e-ovos/#respond Sun, 17 May 2020 07:00:52 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1982

Foto: Arquivo pessoal

Bolo louco ou maluco é uma receita feita sem ovos, leite, manteiga, tigelas ou batedeiras. Também é chamado de bolo da depressão, pois foi criado nos anos 1930, nos Estados Unidos durante a Grande Depressão.

É um bolo que não leva ingredientes que eram caros e muito difíceis de serem encontrados na época: manteiga, ovos, leite… Sendo então uma boa pedida de doce saudável para tempos de ficar em casa, não acham?

Super fácil de fazer, não é criação minha, mas ainda hoje me surpreende que muitas pessoas não conheçam. Você não precisa usar cacau, pode fazer de baunilha também, retirando o cacau e acrescentando 1 colher de chá de essência natural de baunilha.

Eu ainda acrescentei uma granola por cima, com frutas vermelhas secas e nozes, castanhas… A receita da calda de chocolate está aqui no blog 🙂

Ingredientes

  • 1 xícara e meia de farinha de trigo integral
  • 3 colheres de sopa rasas de cacau 100%
  • 1 xícara de açúcar mascavo ou de coco ou xilitol
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (acredito que todos tenham isso em casa para fazer a higienização dos alimentos né? Se não tem, compre! É barato e extremamente eficiente para limpeza e desinfecção de alimentos)
  • Uma pitadinha de sal
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã
  • 1 xícara de água
  • 1/2 xícara de óleo de coco ou azeite de oliva

Preparo

  1. Misture a farinha, açúcar e cacau, bicarbonato e o sal, com uma colher.
  2. Após isso coloque o vinagre e o óleo, misture a água e mexa bem com a colher ou espátula.
  3. Ao atingir uma textura cremosa e lisa, leve para assar em forno já aquecido a 200 graus, em uma forma untada.
  4. O bolo deve ficar assando até começar a desprender das bordas da forma, o que leva cerca de 30 minutos.
  5. A receita é simples e rápida, e como não precisa de batedeira ou muitos utensílios, é bem legal para fazer com quem tem criança em casa, basta pedir para a criança ficar mexendo com a colher. Eles adoram.
]]>
0
Bolo no palito: aprenda versão prática usando bolos funcionais já prontos http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/13/bolo-no-palito-aprenda-versao-pratica-usando-bolos-funcionais-ja-prontos/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/13/bolo-no-palito-aprenda-versao-pratica-usando-bolos-funcionais-ja-prontos/#respond Wed, 13 May 2020 07:00:10 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1974

Crédito: iStock

Aqui no blog eu já ensinei alguns bolos, né? Já teve de bolo de cenoura, bolo de café, coco, fubá, molhado… Bolo pra todo gosto. Mas já aconteceu com você de demorar alguns dias para consmir a receita, e depois de uns dois dias ele começar a ficar seco? Se você não quiser desperdiçar esse bolo ressecado, uma boa saída é fazer o pirulito de bolo (ou bolinhas mesmo, nem precisa usar o palito, se não quiser).

Eu digo isso, pois aqui em casa adoramos um pedacinho de bolo, sempre faço versões saudáveis para que a Pietra possa comer também. Mas convenhamos que no dia seguinte, ou no terceiro dia, um terço do bolo que não comemos começa a ficar seco e ninguém mais quer. Então anota aí essa receitinha prática e deliciosa que vai reaproveitar aquele bolo de forma criativa sem muito esforço.

Ingredientes

  • 1 ou 2 xícaras de bolo picado que você tiver em casa (depende do quanto vocês deixaram sobrar rsrs)
  • 1 a 2 colheres de iogurte natural
  • 1/2 xícara de chocolate em barra amargo ou funcional

Preparo

  1. Coloque o chocolate para derreter no microondas por aproximadamente 1 minutos em potência média (cuidado: por conter mais cacau que as outras versões, os chocolates amargos não devem derreter em temperatura alta, pois o cacau pode queimar dando sabor amargo demais para o chocolate).
  2. Enquanto isso, coloque os pedaços de bolo no liquidificador e processe até virar uma farofa.
  3. Coloque essa farofa em uma vasilha e acrescente a colher (ou colheres) de iogurte e amasse vigorosamente com as mãos, unindo e deixando uma pasta firme de bolo, como uma massinha de modelar.
  4. Faça bolinhas com as mãos e, com o auxilio do palito espetado, afunde-o devagar no chocolate já derretido.
  5. Enquanto a calda de chocolate ainda está quente, você pode decorá-la com amendoim picado, nozes, nibs de cacau, flocos de arroz ou coco ralado.
  6. Leve à geladeira para o chocolate esfriar. Você pode colocar os palitos deitados em um prato, mas isso vai deixar uma marca no chocolate da cobertura. Para evitá-la, você pode espetar os palitinhos em um isopor e colocá-los dentro de um pote, para não virar.
]]>
0
Gratin de berinjela fatiada é receita fácil, saudável e low carb http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/10/gratin-de-berinjela-fatiada-e-receita-facil-saudavel-e-low-carb/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/10/gratin-de-berinjela-fatiada-e-receita-facil-saudavel-e-low-carb/#respond Sun, 10 May 2020 07:00:47 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1967

Crédito: Arquivo pessoalGente, sério… Essa receita, além de facílima de fazer, vai ao forno! E quem é mãe e dona de casa aqui vai me entender: receita de forno é tudo!

Porque podemos colocar rapidamente o nosso alimento lá dentro, existem inúmeras receitas, e ainda dá para programar o tempo e ir cuidar da casa, ficar com o filho, e quando voltar, estará pronto! Eu gosto de receitas que economizem tudo: tempo, dinheiro e louça.

Esse gratin é rapidão, rende bastante, com certeza fará você incluir a berinjela na sua rotina de um modo diferente e cheio de nutrientes. Além disso, é uma carta na manga para quem está fazendo dieta low carb ou mais restritivas, ou então para quem ama comida gostosa e, de quebra, que seja saudável.

Você pode servir a berinjela com o acompanhamento que preferir, pois vai combinar com praticamente tudo: arroz e feijão, carnes, saladas…. Você escolhe!

Ingredientes

  • 1 berinjela grande
  • 1 tomate médio
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sobremesa de mostarda dijon (pode usar a mostarda escura se não tiver a dijon também!)
  • 1 colher de sobremesa de azeite de oliva
  • algumas folhas de manjericão fresco (umas três em cada fatia de berinjela está ótimo)
  • 1 colher de sobremesa de shoyu (use de coco, light ou fermentado, o mais natural possível tá?)
  • 1/2 xícara de queijo maturado ralado (eu usei colonial da feirinha, pode usar parmesão, colonial, canastra ou o que você preferir)

Preparo

  1. Limpe e higienize bem a berinjela e corte-a em 4 tiras grossas.
  2. Em um potinho misture a mostarda, o shoyu e azeite de oliva, coloque um pouco de sal e pimenta. Prove para que fique ao seu gosto.
  3. Unte uma forma com um pouquinho de azeite e coloque a berinjela, passe de forma generosa o molho por cima de cada uma, acrescente o tomate cortado em fatias finas até preencher todo o espaço, disponha a seu jeito. Espalhe as filhinhas de manjericão e por fim, coloque generosamente o queijo.
  4. Leve para assar no forno pré aquecido a 200 ºC por 20 minutos, e depois ligue a função grill (ou gratinar) por mais 10 minutos até que o queijo forme essa casquinha.
]]>
0
Bolo integral de cenoura e coco: varie a receita clássica de forma saudável http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/06/bolo-integral-de-cenoura-e-coco-varie-a-receita-classica-de-forma-saudavel/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/06/bolo-integral-de-cenoura-e-coco-varie-a-receita-classica-de-forma-saudavel/#respond Wed, 06 May 2020 07:00:13 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1960

Crédito: Arquivo pessoal

O bolo de cenoura em si já é uma delicia daquelas né? Agora imaginem colocar coco ralado na massa: incrível!

Fiz esse teste pois estava acabando a cenoura em casa e eu tinha um pacotinho de coco ralado que comprei numa feirinha, então completei a receita usando o coco, o resultado foi um bolo super fofo e cremoso, já que o coco também contribuiu com a sua própria gordura na massa. A calda para por em cima você já deve ter visto aqui no blog.

Ingredientes

  • 1/2 cenoura média sem casca
  • 2/3 de xícara de coco ralado sem açúcar (o natural mesmo ok?!)
  • 1/2 xícara de azeite de oliva (eu amo bolo com azeite extravirgem, mas você pode usar outro que preferir)
  • 1/2 xícara de açúcar de coco, xilitol ou açúcar mascavo
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de fermento

Preparo

  1. Coloque a cenoura, coco, azeite, ovos e açúcar em um liquidificador e bata por 8 minutos (o segredo para retirar o sabor e cheiro de ovos é sempre bater bastante a massa de bolo, sabiam?).
  2. Em uma vasilha coloque a farinha polvilhada com fermento e então misture a massa do liquidifica. Mexa de fora pra dentro com uma espátula.
  3. Pré aqueça o forno a 180 graus e leve o bolo para assar em uma forma untada.
  4. O ponto correto é quando as laterais da massa começarem a se soltar da forma. Retire do forno e deixe esfriar.
]]>
0
Paçoca cremosa: aprenda como fazer em casa esse docinho funcional http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/03/pacoca-cremosa-aprenda-como-fazer-em-casa-esse-docinho-funcional/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/03/pacoca-cremosa-aprenda-como-fazer-em-casa-esse-docinho-funcional/#respond Sun, 03 May 2020 07:00:25 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1946

Crédito: iStock

Fácil, vegano, barato…

Essa paçoca cremosa eu fazia para vender há muitos anos na minha antiga cidade, era um sucesso! Não só no interior mas no Brasil todo, paçoca é um doce que lembra muito nossa infância, e essa versão saudável e cremosa é xeque mate na vontade de comer doces.

Mas claro: não abuse das quantidades.

Ingredientes

  • 500 g de amendoim sem pele
  • 4 colheres de sobremesa de açúcar de coco (ou mascavo)
  • 1 colher de chá de sal marinho moído na hora

Preparo

  1. Torre o amendoim no forno rapidamente para que ele solte mais sua gordura e fique com sabor e aroma mais fortes. Coloque-os então no liquidificador ou multiprocessador, junto ao açúcar e o sal, processe até que que forme uma pasta lisa.
  2. Durante todo o processo de bater, você terá que parar e mexer com uma colher ou pão duro algumas vezes.
  3. Guarde fora da geladeira em pote de vidro, longe da luz. Dura até 2 semanas.
]]>
0
Comida que conforta e é saudável: frango ao vinho no forno http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/04/29/comida-que-conforta-e-e-saudavel-frango-ao-vinho-no-forno/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/04/29/comida-que-conforta-e-e-saudavel-frango-ao-vinho-no-forno/#respond Wed, 29 Apr 2020 07:00:02 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1939

Crédito: arquivo pessoal

Pois é! O prato conhecidíssimo lá na França, chamado de coq au vin, é bem típico de muitas regiões do Brasil também, mas obviamente que usamos o nosso toque brasileiro, e em tempos de quarentena, nosso toque econômico também (já que usando itens que já temos na geladeira, evitamos desperdício e também sair de casa).

É uma receita fácil, pois não precisa muita técnica, varia de sabor pois você poderá incluir ou retirar algum ingrediente, mas uma coisa é certa: é riquíssima de sabor e nutrientes! É uma refeição completa, barata é fácil de fazer (e suja pouca louca também rsrs).

Obs.: você não precisa usar vinho, troque a quantidade de vinho branco por água e limão misturados. Esta é uma variação de frango ao vinho para deixá-la mais fácil e nutritiva, você pode fazer a mesma receita na panela de pressão se preferir.

Ingredientes

  • 3 coxas e sobrecoxas de frango sem a pele
  • 3 batatas inglesas
  • 1 batata-doce média
  • 1 cenoura
  • 1 cebola
  • 1 ramo de: tomilho fresco, manjericão, alecrim, alfavaca
  • Sal e pimenta preta ou verde a gosto
  • 1 colher de sobremesa ou menos de açúcar de coco
  • 1/3 de xícara de vinho branco seco
  • 2 colheres aproximadamente de vinagre de maçã ou de arroz
  • 1 fio de azeite de oliva

Preparo

  1. Em uma forma grande pique as batatas em tamanhos grandes com casca (lave bem antes), a cenoura em rodelas grandes, a cebola em pedaços e disponha um fio de azeite por cima. Tempere com sal e pimenta e misture bem com as folhas frescas de ervas picadas (para liberar seu sabor e aroma).
  2. Limpe as coxas e sobrecoxas para retirar a pele e excesso de gordura, esfregue então por toda superfície das peças de frango o sal, açúcar de coco, pimenta e vinagre de maçã. Assim que estiver bem temperado, coloque por cima dos legumes e batata e adicione o vinho por cima de tudo (ou a água com limão).
  3. Cubra com papel alumínio e leve para assar no forno a 200 ºC por 30 minutos. Retire o papel e deixe assar por mais 30 minutos.
]]>
0
Aprenda receita de pão de queijo funcional e fácil de fazer em casa http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/04/26/aprenda-receita-de-pao-de-queijo-funcional-e-facil-de-fazer-em-casa/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/04/26/aprenda-receita-de-pao-de-queijo-funcional-e-facil-de-fazer-em-casa/#respond Sun, 26 Apr 2020 07:00:02 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1933

Crédito: arquivo pessoal

Você não vai acreditar no quão incrível fica esse pão de queijo!

Testei uma receita que fosse rápida de se fazer em casa e com o sabor do pão de queijo que eu amo com café, além de ter que agradar minha filha que também é fã de pão de queijo (quem não é?!). Existem duas receitas, uma com queijo e uma sem queijo, mas com levedura seca (especial para quem é intolerante ou alérgico a produtos à base de leite). Teste a que for melhor pra você, não vai se arrepender.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de leite de coco
  • 1/2 xícara de água
  • 1/2 xícara de óleo de coco sem sabor (especial para cozinha)
  • 1/2 colher (sopa) rasa de sal
  • 500 g de goma de tapioca
  • 2 ovos
  • 1 ½ xícara de queijo ralado (use queijos maturados para conter menos lactose: parmesão, meia cura, colonial, canastra, pecorino…)
  • Para a receita sem queijo: substitua o queijo por 1 xícara de levedura seca

Preparo

  1. Em um microondas aqueça, até quase ferver, o leite coco, óleo de coco, sal e água.
  2. Enquanto isso coloque a tapioca numa tigela, misture então com uma espátula o leite quente com a tapioca. Mexa bem.
  3. Misture os ovos vigorosamente. E por fim, coloque o queijo ralado (ou levedura).
  4. Unte forminhas de cupcake pequenas e coloque a massa até a metade (eles crescerão bastante). Asse em forno pré aquecido durante 45 minutos a 220 graus.
]]>
0