Chef Funcional http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Thu, 25 Jun 2020 11:14:22 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Sopa creme de brócolis e noz moscada é jantar quentinho e nutritivo http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/06/10/sopa-creme-de-brocolis-e-noz-moscada-e-jantar-quentinho-e-nutritivo/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/06/10/sopa-creme-de-brocolis-e-noz-moscada-e-jantar-quentinho-e-nutritivo/#respond Wed, 10 Jun 2020 08:00:18 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=2035

Crédito: iStock

O frio chegou! Nessa época muitas pessoas incluem as sopas e cremes na janta, o que eu acho maravilhoso, pois sopas e cremes são técnicas da gastronomia que favorecem a utilização de muitos ingredientes naturais e saudáveis, principalmente para aqueles que não possuem o hábito de comer em outras refeições, proporcionando uma melhora na qualidade nutricional bem interessante.

Essa de brócolis com noz moscada é uma delicia, aposte nela para variar as opções de sopas ou cremes.

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal ou manteiga ghee (se não puder ingerir lactose, pode usar também manteiga de coco)
  • 1 cebola branca ou amarela pequena picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 3 colheres (sopa) de farinha de arroz ou integral
  • 500 mL de caldo de legumes ou frango
  • brócolis pequenos, cortadas em florzinhas e caules cortados
  • Sal e pimenta preta moída na hora a gosto
  • 1 pitada de noz-moscada
  • Iogurte grego ou leite de coco ou iogurte de coco, para guarnecer (opcional)

Preparo:

  1. Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo médio-alto. Adicione a cebola e cozinhe até ficar macia, por 5 minutos, depois acrescente o alho e mexa por mais 1 minuto.
  2. Em seguida, coloque a farinha e cozinhe, mexendo sempre, até dourar por 3 minutos. Adicione o caldo e deixe ferver.
  3. Reduza o fogo para médio e acrescente brócolis. Cozinhe até que o brócolis fique verde-claro, por 4 minutos.
  4. Reduza o fogo mais uma vez para baixo e cubra parcialmente; cozinhe até brócolis ficar macio, 15 minutos.
  5. Se você tiver um mixer, bata a sopa na panela. Caso contrário, trabalhando em lotes, bata a sopa cuidadosamente no liquidificador (segurando a tampa com uma toalha velha para evitar que o líquido quente jorra).
  6. Despeje a sopa em uma tigela grande, e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Coloque a sopa em tigelas e decore com iogurte ou leite de coco.
]]>
0
Bolo integral de abóbora com coco: releitura doce de um prato clássico http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/06/07/bolo-integral-de-abobora-com-coco-releitura-doce-de-um-prato-classico/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/06/07/bolo-integral-de-abobora-com-coco-releitura-doce-de-um-prato-classico/#respond Sun, 07 Jun 2020 07:00:31 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=2030

Crédito: arquivo pessoal

Um clássico brasileiro é a abóbora com coco.

E hoje vou ensinar para vocês como colocar essa combinação em um bolo, para apreciar em tardes de chuva (como está o tempo aqui de Florianópolis) com chá ou café. Nossa receita tem o doce da abóbora e contrasta com o coco sem açúcar, que deixa o sabor mais acentuado puro da fruta. Faz e me conta, tenho certeza que vai gostar.

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 2/3 de xícara de açúcar de coco (pode usar outro ou xilitol como opção)
  • 2 xícaras de abóbora cabotian picada (sem casca nem semente)
  • 1/2 xícara de óleo de coco ou azeite de oliva (mais ou menos 5 colheres)
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de fermento

Para a forma:

  • 1 colher de sobremesa de açúcar de coco e 3 colheres de coco natural ralado para caramelizar na forma
  • 1 colher de sopa de água

Preparo

  1. Unte uma forma redonda para bolo (principalmente as laterais) e coloque no fundo o açúcar e o coco, a água, e leve para caramelizar no fogo médio. Quando formar uma calda desligue e reserve.
  2. No liquidificador, bata a abóbora com o açúcar de coco, óleo e ovos durante 8 minutos (para retirar o sabor de ovo que pode ficar na massa de bolo), em uma vasilha separará misture a farinha e o fermento. Assim que der o tempo, misture o creme na farinha e mexa bem com uma espátula.
  3. Coloque na forma a massa de bolo e leve para assar por 30 minutos no forno já aquecido a 180 graus.
  4. Desenforme ainda quente.
  5. Se desejar, coloque mais coco ralado em cima.
]]>
0
Berinjela picante e doce é opção criativa para acompanhamentos http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/06/03/berinjela-picante-e-doce-e-opcao-criativa-para-acompanhamentos/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/06/03/berinjela-picante-e-doce-e-opcao-criativa-para-acompanhamentos/#respond Wed, 03 Jun 2020 07:00:50 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=2025

Crédito: arquivo pessoal

Eu sou bem apaixonada por berinjela, acho o sabor dela intrigante e que combina com muitos preparos. Por isso, considero-a um super acompanhamento para receitas diversas. Um exemplo é a receita que vou ensinar hoje: desde que fizemos esse almoço aqui em casa eu fico pensando em como ela é simples e ficou incrível, então eu tenho que postar aqui pra vocês, pois sei que vão amar.

A casca da berinjela é onde está concentrada a maior parte dos antioxidantes dela, além de ter uma considerável quantidade de cálcio sabiam? Claro, além de outros nutrientes. Por isso não deixe de usá-la.

Ingredientes

  • 1 berinjela média
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de chá rasa de pimenta caiena (ou grãos de pimenta dedo de moça já secos para temperar)
  • 1 colher de chá de grãos de mostarda
  • Sal a gosto moído na hora
  • 1 colher de sobremesa de vinagre de maçã (ou sumo de limão)
  • 1 fio generoso de azeite de oliva
  • 1/3 de xícara de ervas frescas picadas: salsinha, cebolinha e tomilho

Preparo

  1. Corte a berinjela em cubos e deixe de molho em água com umas gotinhas de limão. Reserve.
  2. Enquanto isso em uma frigideira coloque o fio de azeite, os grãos de mostarda e a pimenta, deixe soltar bem seu aroma e então coloque a berinjela (escorra a água) e tempere com sal.
  3. Deixe dourar bem todos os lados, em fogo médio, coloque o vinagre de maçã e o mel e, por fim, as ervas frescas picadas.
  4. Mexa bem e desligue assim que começar a caramelizar.

Usamos esta receita como acompanhamento para um macarrão com bolonhesa, mas você pode colocar em saladas frias ou mornas, cuscuz, ou apenas consumi-la com uma fonte de proteína… Ela combina com tudo!

]]>
0
Brigadeiro funcional plant-based: receita leva apenas 6 ingredientes http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/31/brigadeiro-funcional-plant-based-receita-leva-apenas-6-ingredientes/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/31/brigadeiro-funcional-plant-based-receita-leva-apenas-6-ingredientes/#respond Sun, 31 May 2020 07:00:17 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=2018

Brigadeiro, trufa, bolinha… Não importa o nome que você der para essa bolinha deliciosa de chocolate, você vai se encantar com o sabor e facilidade de preparar.

E essa receita possui um nutriente muito poderoso: flavonoides do cacau, um antioxidante poderosíssimo para nossa saúde, e responsável também por ajudar no controle da ansiedade.

Você pode fazer e deixar na geladeira em potinho fechado durante uma semana, mas duvido que aguente ficar tanto tempo.

A receita não tem lactose, não tem glúten, e é baseada na dieta plant-based e com alimentos crus (crudivorismo).

Ingredientes

  • 1/2 xícara de tahine cru (o torrado fica muito forte para essa receita, mas pode usar também)
  • 1/3 de xícara de açúcar de coco
  • 2 colheres de sopa de leite vegetal de sua preferencia (eu usei leite de coco mesmo)
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó 100%
  • 1 pitadinha de sal marinho
  • 1 colher de sobremesa de farinha de coco OU amido de milho

Preparo

  1. Em uma tigela, acrescente o tahine e o açúcar, misture bem com uma espatula até virar um creme.
  2. Acrescente em seguida todos os outros ingredientes e vá mexendo vigorosamente com o fundo da espatula, se necessário for, pois a massa ficará bem tenra e firme.
  3. Com uma colher, faça bolinhas do mesmo tamanho de um brigadeiro, e coloque em um prato, leve para a geladeira por 1h.
  4. Opções: se você quiser, use essa receita para recheios de tortas ou doces, basta acrescentar um pouco mais de leite vegetal para que a massa fique mais cremosa. Enrole-as também com coco, amendoim, amêndoas ou cacau em pó.
]]>
0
Biscoito de cacau e tahine é opção de lanche da tarde funcional http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/27/biscoito-de-cacau-e-tahine-e-opcao-de-lanche-da-tarde-funcional/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/27/biscoito-de-cacau-e-tahine-e-opcao-de-lanche-da-tarde-funcional/#respond Wed, 27 May 2020 07:00:33 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=2010

Crédito: arquivo pessoal

Delicioso, especial para quem gosta de se envolver com o ato de cozinhar e preparar coisinhas gostosas. Esse tempo que estamos vivendo de distanciamento e isolamento acabou sendo especial para muitas pessoas que se sentiram mais envolvidas com a sua cozinha, sua saúde, sua familia.

Essa receita é daquelas que a gente se envolve com algo saudável, curte o passo a passo, e depois aprecia com uma xicara de café ou chá, com a familia.

Espero que façam e me contem o que acharam.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de tahine torrado ou cru (o tahine torrado possui o sabor um pouco mais forte, ok?)
  • 1/3 de xícara de açúcar de coco (pode trocar por mascavo se preferir ou xilitol)
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha natural
  • 2 colheres de sopa de leite de amêndoas ou o leite a sua escolha (pode usar o leite que costuma consumir)
  • 3 colheres de sopa de cacau 100%
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitadinha de sal
  • 1 colher de sopa de amido
  • Opcional: gotas ou nibs de chocolate amargo

Preparo

  1. Primeiro misture em uma tigela o tahine, o leite vegetal, o açúcar e a baunilha, cuidado nessa hora para que você não misture muito vigorosamente, pois o tahine pode endurecer.
  2. Em seguida, coloque os demais ingredientes e vá misturando, de preferência com uma colher de bambu, que é mais firme. Somente no final quando a massa estiver pronta é que você mistura delicadamente o chocolate em gotas ou, também, gergelim ou coco ralado.
  3. Forre uma forma com papel manteiga e faça com a mão o formato de biscoito já achatados para assar uniformemente (essa receita tem menos gordura que as convencionais, por isso não asse em bola como é feito normalmente), asse então por 15 minutos a 180 ºC.
  4. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de manusear.
]]>
0
Pizza de abobrinha picante e funcional é boa receita para o final de semana http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/24/pizza-de-abobrinha-picante-e-funcional-e-boa-receita-para-o-final-de-semana/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/24/pizza-de-abobrinha-picante-e-funcional-e-boa-receita-para-o-final-de-semana/#respond Sun, 24 May 2020 07:00:39 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=2002

Crédito: Arquivo pessoal

Vocês lembram da receita fácil de massa para pizza que eu escrevi aqui semanas atrás?

Vira e mexe recebo perguntas sobre ideias de sabores para cobertura de pizza que sejam funcionais e ao mesmo tempo muito saborosas. Então hoje quero compartilhar uma ideia que pra mim fica excepcional, é simples, muito saborosa e que você pode combinar com diversos acompanhamentos: abobrinha picante.

Você pode usar essa abobrinha com presunto Parma ou Serrano como eu fiz, ou então com sardinha, frango desafiado, tofu e tofu defumado, ou então, como eu adoro, somente ela.

Você vai se encantar de como a simplicidade pode ser muito mais saudável e saboroso do que você imagina. A abobrinha é um desses alimentos incríveis que sempre nos impressiona quando usamos em receitas diversas.

Ingredientes

  • 1 receita de massa para pizza
  • 2 abobrinhas italianas médias
  • 3 tomates italianos (você pode optar por tomate pelado em suco de tomate natural também!)
  • 1 ramo generoso de manjericão fresco
  • 2 dentes de alho
  • Pimenta preta moída na hora a gosto
  • Sal moído na hora a gosto
  • 1 fio de azeite de oliva
  • 1 colher de chá rasa de pimenta calabresa seca
  • 1 pitadinha de páprica defumada (opcional)
  • 1 xícara de queijo maturado ralado (pode usar canastra, colonial, parmesão ou o que você preferir)

Preparo

  1. Pré asse a massa de pizza aberta em uma forma untada com um pouquinho de azeite, durante 10 minutos a 250 ºC.
  2. Enquanto isso faça tiras de abobrinha com a casca (higienize bem) e coloque em uma frigideira com um fio de azeite, adicione as pimentas e o sal. Deixe que elas mudem de cor e amoleçam somente um pouco, evite passar muito do ponto para que elas não desmanchem não hora de assar. Desligue e reserve.
  3. Leve os tomates sem pele para o liquidificador ou mixer e processe até formar um molho, coloque um fio de azeite em uma panela e refogue o alho picado, adicione o molho de tomate natural e por fim 10 folhas (aproximadamente) de manjericão fresco. Deixe cozinhar por 10 a 15 minutos em fogo médio e acerte o sal.
  4. Retire a massa de pizza do forno e adicione generosamente o molho de tomate, adicione então o queijo ralado. Por cima dele coloque as tiras de abobrinha bem distribuídas e então, se optar por acompanhar, acrescente frango, ou Parma, ou o que escolheu para acompanhar, e jogue algumas folhinhas de manjericão.
  5. Leve para assar por mais 15 minutos a 250 graus ou até que a massa fique crocante não borda.

Se fizer, me avisa que eu quero ver! Eu amo pizza de abobrinha e tenho certeza que você também vai gostar.

]]>
0
Trufas rápidas de cacau: receita funcional para matar vontade por doces http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/20/trufas-rapidas-de-cacau-receita-funcional-para-matar-vontade-por-doces/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/20/trufas-rapidas-de-cacau-receita-funcional-para-matar-vontade-por-doces/#respond Wed, 20 May 2020 07:00:37 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1996

Crédito: iStock

Essa receita é para quem é apaixonado por doces! Tenho muitas alunas assim, então ter receitas funcionais facilita muito a vida delas, principalmente receitas assim que você pode fazer no final de semana e deixar na geladeira para ter a prontidão durante a semana.

Você pode trocar as avelãs por amêndoas ou amendoim. Se desejar trocar o néctar de coco por outro adoçante ou açúcar, certifique-se que o mesmo esteja de acordo com a sua alimentação, já que o néctar de coco é de baixo índice glicêmico sendo uma boa opção para muitas receitas naturais.

Ingredientes

  • 1 xícara de avelãs ou amêndoas (ou 1/2 xícara de pasta já pronta, pode ser pasta de amendoim como já mencionei)
  • 1/4 de xícara de néctar de coco
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó 100%
  • 1/4 de xícara de manteiga de coco (ou manteiga ghee)
  • Cacau para polvilhar

Preparo

  1. Se você está usando as avelãs e amêndoas in natura, em uma frigideira, coloque-as e torre um pouco para liberar mais seu sabor e óleos. Depois bata-as em um liquidificador até formar uma pasta e reserve. Se você estiver usando pastas prontas de avelãs, amêndoas ou amendoim, pule este passo.
  2. Em uma vasilha acrescente a pasta, o cacau e o néctar, misture muito bem com uma espátula e depois com as mãos até formar uma pasta consistente.
  3. Em seguida, vá acrescentando a manteiga até formar uma massa lisa e homogênea.
  4. Coloque em um pote de vidro e leve para a geladeira por 4h.
  5. Retire da geladeira quando estiver bem consistente, parecendo um brigadeiro, e então faça bolas com o auxílio de uma colher e usando a palma das mãos.
  6. Passe no cacau ou polvilhe cacau por cima e mantenha sempre na geladeira, dura até 10 dias!
]]>
0
Crazy cake: o bolo maluco de chocolate que não leva leite e ovos http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/17/crazy-cake-o-bolo-maluco-de-chocolate-que-nao-leva-leite-e-ovos/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/17/crazy-cake-o-bolo-maluco-de-chocolate-que-nao-leva-leite-e-ovos/#respond Sun, 17 May 2020 07:00:52 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1982

Foto: Arquivo pessoal

Bolo louco ou maluco é uma receita feita sem ovos, leite, manteiga, tigelas ou batedeiras. Também é chamado de bolo da depressão, pois foi criado nos anos 1930, nos Estados Unidos durante a Grande Depressão.

É um bolo que não leva ingredientes que eram caros e muito difíceis de serem encontrados na época: manteiga, ovos, leite… Sendo então uma boa pedida de doce saudável para tempos de ficar em casa, não acham?

Super fácil de fazer, não é criação minha, mas ainda hoje me surpreende que muitas pessoas não conheçam. Você não precisa usar cacau, pode fazer de baunilha também, retirando o cacau e acrescentando 1 colher de chá de essência natural de baunilha.

Eu ainda acrescentei uma granola por cima, com frutas vermelhas secas e nozes, castanhas… A receita da calda de chocolate está aqui no blog 🙂

Ingredientes

  • 1 xícara e meia de farinha de trigo integral
  • 3 colheres de sopa rasas de cacau 100%
  • 1 xícara de açúcar mascavo ou de coco ou xilitol
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (acredito que todos tenham isso em casa para fazer a higienização dos alimentos né? Se não tem, compre! É barato e extremamente eficiente para limpeza e desinfecção de alimentos)
  • Uma pitadinha de sal
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã
  • 1 xícara de água
  • 1/2 xícara de óleo de coco ou azeite de oliva

Preparo

  1. Misture a farinha, açúcar e cacau, bicarbonato e o sal, com uma colher.
  2. Após isso coloque o vinagre e o óleo, misture a água e mexa bem com a colher ou espátula.
  3. Ao atingir uma textura cremosa e lisa, leve para assar em forno já aquecido a 200 graus, em uma forma untada.
  4. O bolo deve ficar assando até começar a desprender das bordas da forma, o que leva cerca de 30 minutos.
  5. A receita é simples e rápida, e como não precisa de batedeira ou muitos utensílios, é bem legal para fazer com quem tem criança em casa, basta pedir para a criança ficar mexendo com a colher. Eles adoram.
]]>
0
Bolo no palito: aprenda versão prática usando bolos funcionais já prontos http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/13/bolo-no-palito-aprenda-versao-pratica-usando-bolos-funcionais-ja-prontos/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/13/bolo-no-palito-aprenda-versao-pratica-usando-bolos-funcionais-ja-prontos/#respond Wed, 13 May 2020 07:00:10 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1974

Crédito: iStock

Aqui no blog eu já ensinei alguns bolos, né? Já teve de bolo de cenoura, bolo de café, coco, fubá, molhado… Bolo pra todo gosto. Mas já aconteceu com você de demorar alguns dias para consmir a receita, e depois de uns dois dias ele começar a ficar seco? Se você não quiser desperdiçar esse bolo ressecado, uma boa saída é fazer o pirulito de bolo (ou bolinhas mesmo, nem precisa usar o palito, se não quiser).

Eu digo isso, pois aqui em casa adoramos um pedacinho de bolo, sempre faço versões saudáveis para que a Pietra possa comer também. Mas convenhamos que no dia seguinte, ou no terceiro dia, um terço do bolo que não comemos começa a ficar seco e ninguém mais quer. Então anota aí essa receitinha prática e deliciosa que vai reaproveitar aquele bolo de forma criativa sem muito esforço.

Ingredientes

  • 1 ou 2 xícaras de bolo picado que você tiver em casa (depende do quanto vocês deixaram sobrar rsrs)
  • 1 a 2 colheres de iogurte natural
  • 1/2 xícara de chocolate em barra amargo ou funcional

Preparo

  1. Coloque o chocolate para derreter no microondas por aproximadamente 1 minutos em potência média (cuidado: por conter mais cacau que as outras versões, os chocolates amargos não devem derreter em temperatura alta, pois o cacau pode queimar dando sabor amargo demais para o chocolate).
  2. Enquanto isso, coloque os pedaços de bolo no liquidificador e processe até virar uma farofa.
  3. Coloque essa farofa em uma vasilha e acrescente a colher (ou colheres) de iogurte e amasse vigorosamente com as mãos, unindo e deixando uma pasta firme de bolo, como uma massinha de modelar.
  4. Faça bolinhas com as mãos e, com o auxilio do palito espetado, afunde-o devagar no chocolate já derretido.
  5. Enquanto a calda de chocolate ainda está quente, você pode decorá-la com amendoim picado, nozes, nibs de cacau, flocos de arroz ou coco ralado.
  6. Leve à geladeira para o chocolate esfriar. Você pode colocar os palitos deitados em um prato, mas isso vai deixar uma marca no chocolate da cobertura. Para evitá-la, você pode espetar os palitinhos em um isopor e colocá-los dentro de um pote, para não virar.
]]>
0
Gratin de berinjela fatiada é receita fácil, saudável e low carb http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/10/gratin-de-berinjela-fatiada-e-receita-facil-saudavel-e-low-carb/ http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/2020/05/10/gratin-de-berinjela-fatiada-e-receita-facil-saudavel-e-low-carb/#respond Sun, 10 May 2020 07:00:47 +0000 http://cheffuncional.blogosfera.uol.com.br/?p=1967

Crédito: Arquivo pessoalGente, sério… Essa receita, além de facílima de fazer, vai ao forno! E quem é mãe e dona de casa aqui vai me entender: receita de forno é tudo!

Porque podemos colocar rapidamente o nosso alimento lá dentro, existem inúmeras receitas, e ainda dá para programar o tempo e ir cuidar da casa, ficar com o filho, e quando voltar, estará pronto! Eu gosto de receitas que economizem tudo: tempo, dinheiro e louça.

Esse gratin é rapidão, rende bastante, com certeza fará você incluir a berinjela na sua rotina de um modo diferente e cheio de nutrientes. Além disso, é uma carta na manga para quem está fazendo dieta low carb ou mais restritivas, ou então para quem ama comida gostosa e, de quebra, que seja saudável.

Você pode servir a berinjela com o acompanhamento que preferir, pois vai combinar com praticamente tudo: arroz e feijão, carnes, saladas…. Você escolhe!

Ingredientes

  • 1 berinjela grande
  • 1 tomate médio
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sobremesa de mostarda dijon (pode usar a mostarda escura se não tiver a dijon também!)
  • 1 colher de sobremesa de azeite de oliva
  • algumas folhas de manjericão fresco (umas três em cada fatia de berinjela está ótimo)
  • 1 colher de sobremesa de shoyu (use de coco, light ou fermentado, o mais natural possível tá?)
  • 1/2 xícara de queijo maturado ralado (eu usei colonial da feirinha, pode usar parmesão, colonial, canastra ou o que você preferir)

Preparo

  1. Limpe e higienize bem a berinjela e corte-a em 4 tiras grossas.
  2. Em um potinho misture a mostarda, o shoyu e azeite de oliva, coloque um pouco de sal e pimenta. Prove para que fique ao seu gosto.
  3. Unte uma forma com um pouquinho de azeite e coloque a berinjela, passe de forma generosa o molho por cima de cada uma, acrescente o tomate cortado em fatias finas até preencher todo o espaço, disponha a seu jeito. Espalhe as filhinhas de manjericão e por fim, coloque generosamente o queijo.
  4. Leve para assar no forno pré aquecido a 200 ºC por 20 minutos, e depois ligue a função grill (ou gratinar) por mais 10 minutos até que o queijo forme essa casquinha.
]]>
0