Topo

Taise Spolti

Bolo molhado de cacau sem glúten e sem lactose

Taise Spolti

02/01/2019 04h00

Para retomar a alimentação saudável após as festas de fim de ano, nada melhor do que preparações saborosas com ingredientes do bem.

A receita de hoje é um bolo molhado delicioso, que pode ser consumido como sobremesa ou lanches intermediários, como um café da tarde.

Além de ser rico em sabor, esse doce ainda conta com benefícios para o corpo: tem antioxidantes pelo cacau, gorduras do bem que vem das nozes, óleo de coco ou da manteiga ghee, e fibras, pelo uso da farinha escolhida. 

Ingredientes

  • 100g cacau em pó puro
  • 140g manteiga ghee ou óleo de coco 
  • 80g Xilitol ou se preferir açúcar mascavo 
  • 1 colher de chá de essência de baunilha 
  • 5 ovos 
  • 1/2 xícara de farinha de coco
  • 1/2 xícara de farinha de grão de bico ou de amêndoas 
  • Nozes ou outra oleaginosa para misturar na massa (o quanto quiser) 

Preparo

1- Misture o cacau e o óleo em um potinho e leve ao microondas por aproximadamente 45 segundos, para derreter e virar um creme. Reserve.

2- Em uma tigela bata os ovos com xilitol ou o açúcar até formar um creme esbranquiçado. 

3- Misture a essência, o cacau derretido (não use barra de chocolate), e bata com um batedor de ovos até que se forme um creme liso. Misture as farinhas e as nozes e leve ao forno com uma forma untada, durante 25 a 30 minutos a 200ºC. 

4- Desligue o forno e retire o bolo, deixando-o esfriar fora. Não se preocupe com a aparência crua, ele ficará úmido e cremoso até a hora de servir. 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.