Topo

Taise Spolti

Bolo de fubá com erva doce e chocolate amargo: versão funcional do clássico

Taise Spolti

29/12/2019 04h00

Crédito: iStock

Um clássico na casa da vó, ainda mais nessas épocas de festas de final de ano quando reencontramos a família.

Se você também é fã de receitas de família, vai gostar desse bolo, que além de fácil e saboroso, fica lindo e, sim, saudável.

Use farinha integral ou farinha de grão de bico caso queira que a receita não tenha glúten. Existem já no mercado muitas opções de farinha de fubá de milho não transgênico, infinitamente melhor para nossa saúde.

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 2/3 de xícara de azeite
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 2 xícaras de açúcar de coco (pode usar mascavo ou adoçante xilitol caso prefira)
  • 2 xícaras de fubá
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/2 xícara de leite de coco
  • 1/2 colher de chá de erva doce
  • 1/3 barra de chocolate amargo ou nibs de cacau para finalizar

Preparo

  1. Bata no liquidificador durante 4 a 5 minutos todos os ingredientes, menos o fermento, erva doce e o chocolate.
  2. Quanto mais você bater no liquidificador a massa, melhor e mais aerado o bolo ficará, esse truque ameniza o cheiro e gosto de ovo que alguns bolos apresentam.
  3. Retire a massa do liquidificador e transfira para uma tigela, misture então a erva doce e o fermento.
  4. Coloque a massa em uma forma untada e finalize com pedacinhos de chocolate amargo ou nibs de cacau e leve para assar em forno pré aquecido a 200 graus por aproximadamente 30 minutos ou até que as laterais do bolo se desprendam da forma.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.