Topo

Taise Spolti

Massa para pizza integral com fermentação natural é simples e saudável

Taise Spolti

22/12/2019 04h00

Foto: Caio Cesar / UOL

Muito fácil, muito gostosa, muito rápida, e muito mais natural do que as encomendadas.

Essa massa caseira é a chave, você pode fazer pizza do sabor que quiser, ou guardar enrolada em filme na geladeira após ela fermentar, lembrando que a fermentação natural ajuda a diminuir o teor de glúten e melhorar a digestibilidade do alimento.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de açúcar mascavo
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 50 ml de azeite de oliva
  • 100 ml de água morna

Preparo

  1. Misture o sal e açúcar na farinha e reserve.
  2. Misture o azeite e a água morna e vá acrescentando a farinha em uma tigela.
  3. Primeiro misture com o garfo e depois sove com a mão, usando a mão fechada como se tivesse dando socos na massa dentro da tigela.
  4. Feche a tigela com um pano limpo e deixe dentro do forno (desligado) por 1 hora, retire, sove mais e leve para fermentar mais durante 3 horas.
  5. Abra a massa com o auxílio de um rolo e pré asse por 10 minutinhos antes de acrescentar a cobertura que escolheu para a sua pizza.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.