Topo

Taise Spolti

Coulis de frutas da estação: um jeito diferente de consumir frutas

Taise Spolti

09/12/2018 04h00

Crédito: iStockVocê já deve ter ido em algum restaurante onde na sobremesa é utilizado "coulis" de alguma fruta. Bom, o coulis é um modo de preparo para uma calda 'in natura', ou seja, sem adição de outro ingrediente como açúcar, água ou espessante, e também não é cozida.

Utilizado em várias receitas clássicas, o preparo é muito simples e é uma ótima pedida para apresentar aos convidados uma sobremesa diferente, principalmente agora nas comemorações de final de ano.

Minha sugestão é consumir o coulis com cremes como o inglês que ensinei aqui ou então sorvetes naturais e lights, e também podemos incrementar aquela gelatina zero que acaba sendo a escapatória de muitas dietas com restrição de açúcar! 

É diferente de uma calda com açúcar e não pode ser confundido com suco, pois coulis não é para ser tomado, e sim acompanhado de outra sobremesa, das quais eu aqui sugiro sobremesas naturais e funcionais. 

Não acrescente água nem açúcar! E não é necessário coar, mantenha a fruta in natura e rica em fibras. Veja a seguir 3 receitas simples:

Coulis de morango e manjericão

Ingredientes

  • 15 morangos
  • 5 folhas de manjericão fresco

Como fazer

  1. Em um liquidificador coloque 15 morangos e 5 folhas de manjericão fresco. Processe até formar uma calda espessa. Combina com creme inglês que já ensinamos aqui.

Coulis de manga e hortelã

Ingredientes

  • 1 manga
  • 5 folhas de hortelã fresca

Como fazer

  1. Acrescente 1 manga e 5 folhas de hortelã fresca no liquidificador e processe até formar o creme. Combina com sorvete de frutas.

Coulis de acerola, laranja e manjericão

Ingredientes

  • 1/2 laranja
  • 15 acerolas
  • 5 folhas de manjericão fresco

Como fazer:

  1. Esprema o suco da 1/2 laranja e processe no liquidificador com as acerolas inteiras e as folhas de manjericão. (Esse é necessário coar pois a acerola tem a semente fibrosa). Essa combinação fica excelente para reinventar a nossa cheesecake de potinho que ensinamos aqui.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.