Topo

Maionese de cebola caramelizada: receita é saudável e saborosa

Taise Spolti

30/06/2019 04h00

Foto: Caio Cezar / UOL

Quem aí gosta de maionese? Quase que unanimidade né? Não a toa existem dezenas de receitas e outras centenas de molhos que usam como base a maionese, porém a maionese tradicional leva gordura de soja e gema de ovo, ambas nem sempre consumidas por quem quer se alimentar bem.

Já ensinei aqui uma versão mais saudável e sem a gema de ovo (maionese de cenoura), em que usamos a cenoura como emulsionante e trocamos o óleo por azeite, deixando com o mesmo sabor, já que o tempero é o mesmo. E para hoje, faremos uma versão mais saborosa ainda, sabor cebola e pimenta, imitando as tradicionais Chiplote.

Ingredientes:

  • 1 pedaço pequeno de cenoura (aproximadamente do tamanho de uma colher de sobremesa)
  • 1/2 cebola
  • sal, pimenta preta e páprica defumada em pó a gosto
  • 1 xícara de chá de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de mostarda dijon
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã

Preparo:

  1. Cozinha a cenoura sem casca até que fique mole por completo e reserve até esfriar.
  2. Pique a cebola em pedaços bem pequenos e leve a uma frigideira com um fio de azeite até que fique em tom marrom claro.
  3. Bata no liquidificador a cenoura, a cebola, a mostarda e vinagre até formar um creme, vá acrescentando então o azeite em fio até dar ponto de maionese. Tempere com a paprica, sal e pimenta, conforme desejar.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Maionese de cebola caramelizada: receita é saudável e saborosa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.