Topo

Taise Spolti

Como fazer uma maionese fresca e que não leva ovos?

Taise Spolti

29/11/2017 04h20

É possivel ter na geladeira uma maionese fresquinha, sem conservantes, fácil de fazer e que, de quebra, ainda é  saudável e vegetariana. Com esse passo a passo super simples, você poderá fazer uma maionese fresca que pode acompanhar petiscos, saladas e também pode ser usada como base de molhos para carnes leves –como o nosso frango de cada dia.

Como toda receita que passo aqui, novamente vou bater na tecla da escolha de qualidade dos produtos. Então, para essa maionese, procure um bom azeite de oliva, com acidez baixa e que seja extravirgem. Se possível, também utilize os vegetais orgânicos e com boa procedência, de preferência de produtores locais para ainda ajudar na economia de sua cidade. Não preciso nem comentar que a curto, médio e longo prazo, a escolha dessa maionese é muito mais barata do que a comprada em prateleira de supermercado.

Então, vamos à receita?

Ingredientes:

  • 1 cenoura média;
  • 2 dentes de alho;
  • suco de limão a gosto;
  • sal e pimenta a gosto;
  • azeite de oliva em fio (o quanto baste para a quantidade de maionese que desejar).

Modo de preparo:

Cozinhe a cenoura (descascada) até que fique bem mole, quase desmanchando. Coloque-a ainda morna dentro do liquidificador com os dentes de alho e algumas gotinhas de limão, bata até que vire uma pastinha. Desligue o liquidificador e mexa um pouquinho para misturar a pastinha que ficará no fundo do copo. Ligue novamente o liquidificador com a tampa e vá acrescentando o azeite de oliva em fio, tal como uma maionese normal, até a quantidade de maionese que desejar.

Ao final, desligue o liquidificador, tempere com sal e pimenta a gosto e também acerte o sabor do limão conforme desejar (essa parte de temperar a maionese é bem pessoal, você pode acrescentar ervas frescas como salsinha e cebolinha picada, tomatinhos picados, brinque com a imaginação e gosto!).

Guarde em um potinho, de preferência hermético, em geladeira, e bom apetite.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.