Pastinha de ricota com ervas frescas vai bem em qualquer ocasião
Taise Spolti
11/07/2018 04h00
Crédito: iStock
E aí? Fizeram a receita super fácil de ricota caseira que passei?
Como sei que você já deve estar craque em fazer o seu próprio queijinho caseiro e natural, hoje vou ensinar uma pastinha, tão saudável quanto, que pode ser utilizada em vários preparos, como molho de massa integral, pasta para torradinha… o que você quiser!
Ingrediente básico:
- 200g de ricota fresca
Ingredientes opcionais:
- Tomate seco
- Alecrim
- Manjericão
- Orégano fresco
- Azeite de oliva
- Amêndoas torradas
- Pimenta preta moída
Preparo:
Escolhi esses ingredientes para fazer várias pastinhas diferentes, mas você pode criar seu próprio sabor a partir deles.
- Pastinha de tomate seco: coloque a ricota em um processador de alimentos, ou no liquidificador. Depois, acrescente o tomate seco picado, sal marinho a gosto e pimenta. Ligue o aparelho e vá adicionando o azeite de oliva em fio até formar um creme. Desligue e reserve em geladeira durante três dias.
- Pastinha de alecrim e pimenta: coloque a ricota no liquidificador junto com o alecrim fresco, sal e pimenta. Ligue o aparelho e vá acrescentando o azeite em fio até formar um creme. Guarde na geladeira.
- Pastinha de manjericão e amêndoas: escolha a versão sem sal e torrada. Coloque a ricota no liquidificador com um punhado de amêndoas e algumas folhas de manjericão, sal e pimenta a gosto. Ligue e acrescente o azeite em fio até formar um creme. As amêndoas ficarão em pequenos pedaços crocantes. Duração de até 3 dias na geladeira.
Sobre a autora
Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.
Sobre o blog
Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.