Topo

Taise Spolti

Saiba como fazer a sua própria Ricota Fresca Caseira com três ingredientes

Taise Spolti

08/07/2018 04h00

Crédito: iStock

Que tal fazer em casa a sua própria ricota, fresca, natural e sem conservantes? Esta é uma prática comum do interior. Minha avó e minha mãe sempre fizeram nosso queijinho em casa, mas a versão mais caseira também pode ser encontra nas feiras de agricultores, que sempre têm um queijo fresco e cheio de sabor.

Darei as duas opções hoje, sendo uma delas focada em quem  tem intolerância a lactose e precisa ingerir a enzima lactase quando come algum alimento do tipo. Para isso, basta estar atento para algumas indicações:

A escolha do leite: leite vegetal e o leite de vaca versão desnatada não funcionam, pois a receita precisa da gordura do leite de vaca, justamente para que haja o coalho.

Enzima Lactase: usada somente por quem tem intolerância, além de indicação nutricional e médica. Para esses, a enzima já está inserida na alimentação e sempre presente na bolsa. Aqui, conseguiremos usar de maneira útil para conseguir proporcionar um alimento rico em nutrientes e proteina, natural, diferente dos queijos comprados em supermercados.

Ingredientes

  • 1 litro de leite
  • Sal marinho a gosto
  • Suco de 1 limão ou 2 colheres de vinagre de maçã

Ferva o leite na panela e desligue o fogo. Misture o sal e o limão (ou o vinagre), e deixe parado. Você vai notar que começará a dessorar, ou seja, dividir o soro do coalho.

Neste momento, passe para um tecido fino e limpo de cozinha, com um recipiente por baixo para coar. Não aperte e nem tente acelerar o processo de coagem. Deixe no processo de um dia para o outro e você notará que o soro estará todo embaixo, e o queijinho fresco em cima.

Para a segunda receita, que é com a adição de lactase, ao misturar o limão e o sal na panela, assim que começar a separar o coalho, misture a enzima em pó (1 sachê) e repita todos os passos restantes.

Dá para guardar na geladeira por até uma semana. Se quiser que ela fique mais firme, deixe coando por mais tempo. Já se a ideia for algo mais cremoso, deixe menos tempo.

 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.