PUBLICIDADE

Topo

Pizza de abobrinha picante e funcional é boa receita para o final de semana

Taise Spolti

24/05/2020 04h00

Crédito: Arquivo pessoal

Vocês lembram da receita fácil de massa para pizza que eu escrevi aqui semanas atrás?

Vira e mexe recebo perguntas sobre ideias de sabores para cobertura de pizza que sejam funcionais e ao mesmo tempo muito saborosas. Então hoje quero compartilhar uma ideia que pra mim fica excepcional, é simples, muito saborosa e que você pode combinar com diversos acompanhamentos: abobrinha picante.

Você pode usar essa abobrinha com presunto Parma ou Serrano como eu fiz, ou então com sardinha, frango desafiado, tofu e tofu defumado, ou então, como eu adoro, somente ela.

Você vai se encantar de como a simplicidade pode ser muito mais saudável e saboroso do que você imagina. A abobrinha é um desses alimentos incríveis que sempre nos impressiona quando usamos em receitas diversas.

Ingredientes

  • 1 receita de massa para pizza
  • 2 abobrinhas italianas médias
  • 3 tomates italianos (você pode optar por tomate pelado em suco de tomate natural também!)
  • 1 ramo generoso de manjericão fresco
  • 2 dentes de alho
  • Pimenta preta moída na hora a gosto
  • Sal moído na hora a gosto
  • 1 fio de azeite de oliva
  • 1 colher de chá rasa de pimenta calabresa seca
  • 1 pitadinha de páprica defumada (opcional)
  • 1 xícara de queijo maturado ralado (pode usar canastra, colonial, parmesão ou o que você preferir)

Preparo

  1. Pré asse a massa de pizza aberta em uma forma untada com um pouquinho de azeite, durante 10 minutos a 250 ºC.
  2. Enquanto isso faça tiras de abobrinha com a casca (higienize bem) e coloque em uma frigideira com um fio de azeite, adicione as pimentas e o sal. Deixe que elas mudem de cor e amoleçam somente um pouco, evite passar muito do ponto para que elas não desmanchem não hora de assar. Desligue e reserve.
  3. Leve os tomates sem pele para o liquidificador ou mixer e processe até formar um molho, coloque um fio de azeite em uma panela e refogue o alho picado, adicione o molho de tomate natural e por fim 10 folhas (aproximadamente) de manjericão fresco. Deixe cozinhar por 10 a 15 minutos em fogo médio e acerte o sal.
  4. Retire a massa de pizza do forno e adicione generosamente o molho de tomate, adicione então o queijo ralado. Por cima dele coloque as tiras de abobrinha bem distribuídas e então, se optar por acompanhar, acrescente frango, ou Parma, ou o que escolheu para acompanhar, e jogue algumas folhinhas de manjericão.
  5. Leve para assar por mais 15 minutos a 250 graus ou até que a massa fique crocante não borda.

Se fizer, me avisa que eu quero ver! Eu amo pizza de abobrinha e tenho certeza que você também vai gostar.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.