Topo
Chef Funcional

Chef Funcional

Categorias

Histórico

Pão de leite de amêndoas e farinha integral fica macio e saudável

Taise Spolti

11/09/2019 04h00

Foto: Taise Spolti

Olha só que legal, esses dias passei a vocês a receita base de um pão integral, e com essa receita você poderia criar os seus sabores, incrementando ele com cereais, frutas secas, grãos e até temperos, lembram?

Pois dessa vez troquei metade de água por leite de amêndoas e ficou tão delicioso e macio!

Pode usar o leite vegetal que quiser, mas a dica permanece: coloque a mão na massa e sove seu pão, assim ele ficará fofo, com textura macia e crescido, como um bom pão feito a mão.

Ingredientes

  • 300 g de farinha de trigo integral
  • 50 mL de água morna
  • 100 mL de leite vegetal de amêndoas
  • 1 sachê de fermento biológico
  • 1 pitada de sal marinho

Preparo

  1. Misture o fermento biológico em meia xícara de água morna e deixe fermentar.
  2. Enquanto isso coloque a farinha integral com sal em uma tigela e abra um buraco no meio, acrescente o leite vegetal e a água e misture muito bem com as mãos.
  3. Assim que o fermento tiver aumentado de volume, coloque-o no meio e vá misturando com a massa aos poucos.
  4. Sove a massa até que forme uma bola lisa. Caso faça na batedeira, utilize o grampo de massas pesadas e misture tudo, até que a bola desgrude das laterais da tigela.
  5. Unte uma forma retangular com óleo de coco ou manteiga e coloque a massa para descansar e crescer.
  6. Após 2 h a massa do pão já estará pronta. Asse em forno a 180 graus até que as laterais do pão desgrudem das laterais da forma, o que demora, em média, 40 minutos.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.