Topo

Taise Spolti

Pão saudável: receita é simples e 100% integral

Taise Spolti

21/08/2019 04h00

Crédito: Taise Spolti

Todos os dias eu recebo pedidos pelo Instagram de receitas de pão. Existem alguns pães mais fáceis de fazer, que cabem na rotina de todo mundo e ainda são saudáveis e saem mais barato que comprar na padaria, tendo a certeza dos ingredientes que estão na lista.

Sendo assim, aqui vou deixar a receita de um pão clássico e fácil, que fica delicioso e serve como base para todos os outros, já que podemos incluir na receita: uva passa, granola, sementes integrais, castanhas… Toda semana um pão novo, integral e saudável.

Ingredientes

  • 300 g de farinha de trigo integral
  • 150 mL de água morna
  • 1 sachê de fermento biológico
  • 1 pitada de sal marinho

Preparo

  1. Misture o fermento biológico em meia xícara de água morna e deixe fermentar.
  2. Enquanto isso coloque a farinha integral com sal em uma tigela e abra um buraco no meio.
  3. Assim que o fermento tiver aumentado de volume, coloque-o no meio e vá misturando com a farinha aos poucos com o auxilio de um garfo.
  4. Após isso, utilize as mãos, misturando e sovando a massa até que forme uma bola lisa. Caso faça na batedeira, utilize o grampo de massas pesadas e misture tudo, até que a bola desgrude das laterais da tigela.
  5. Unte uma forma retangular com óleo de coco ou manteiga e coloque a massa para descansar e crescer.
  6. Após 2 h a massa do pão já estará pronta. Asse em forno a 180 graus até que as laterais do pão desgrudem das laterais da forma, o que demora, em média, 40 minutos.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.