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Pastinha de ricota com ervas frescas vai bem em qualquer ocasião

Taise Spolti

11/07/2018 04h00

Crédito: iStock

E aí? Fizeram a receita super fácil de ricota caseira que passei?

Como sei que você já deve estar craque em fazer o seu próprio queijinho caseiro e natural, hoje vou ensinar uma pastinha, tão saudável quanto, que pode ser utilizada em vários preparos, como molho de massa integral, pasta para torradinha… o que você quiser!

Ingrediente básico:

  • 200g de ricota fresca

Ingredientes opcionais:

  • Tomate seco
  • Alecrim
  • Manjericão
  • Orégano fresco
  • Azeite de oliva
  • Amêndoas torradas
  • Pimenta preta moída

Preparo:

Escolhi esses ingredientes para fazer várias pastinhas diferentes, mas você pode criar seu próprio sabor a partir deles.

  • Pastinha de tomate seco: coloque a ricota em um processador de alimentos, ou no liquidificador. Depois, acrescente o tomate seco picado, sal marinho a gosto e pimenta. Ligue o aparelho e vá adicionando o azeite de oliva em fio até formar um creme. Desligue e reserve em geladeira durante três dias.
  • Pastinha de alecrim e pimenta: coloque a ricota no liquidificador junto com o alecrim fresco, sal e pimenta. Ligue o aparelho e vá acrescentando o azeite em fio até formar um creme. Guarde na geladeira.
  • Pastinha de manjericão e amêndoas: escolha a versão sem sal e torrada. Coloque a ricota no liquidificador com um punhado de amêndoas e algumas folhas de manjericão, sal e pimenta a gosto. Ligue e acrescente o azeite em fio até formar um creme. As amêndoas ficarão em pequenos pedaços crocantes. Duração de até 3 dias na geladeira.

 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.