Topo
Chef Funcional

Chef Funcional

Categorias

Histórico

Atrás de um lanchinho saudável? Veja esse cookie integral sem glúten

Taise Spolti

14/03/2018 04h20

Crédito: iStock

Postei aqui há algum tempo uma receita incrível e fácil de barra de cereais. Várias pessoas fizeram e me enviaram fotos lindas de suas versões da barrinhas, todas feitas em casa.

Inspirada na praticidade dessa receita, que pode ser levada a vários lugares como opção de lanche rápido, preparei uma de cookie integral, que também contém ingredientes sem glúten.

Dentro dela, você ainda pode dar um toque pessoal e acrescentar gojiberries ou nibs de cacau para dar mais sabor. Seja criativo!

Ingredientes:

  • 1/4 xícara de chá de maçã ralada (use o ralador mais grossinho);
  • 1/2 xícara de chá de farinha de arroz ou fécula de mandioca;
  • 1/2 xícara de aveia em flocos;
  • 4 col. de sopa de manteiga de amendoim (pasta);
  • 2 col. de sopa de açúcar mascavo ou demerara;
  • 1 col. de sopa de canela em pó;
  • 1 col. de chá de fermento em pó;
  • 1/2 col. de chá de goma xantana (lembra dela? ajuda a dar consistência nos preparos sem glúten).

Preparo:

Comece peneirando a farinha com o fermento. Adicione a manteiga de amendoim e mexa com a ponta dos dedos até obter uma 'farofa'. Acrescente a canela e a maçã, mexa, e adicione os outros ingredientes de maneira delicada. Força nas mãos!

Aqueça o forno a 180 graus, unte ou coloque um papel manteiga forrando a forma.  Para assar, faça bolinhas com as mãos, coloque no recipiente e aperte com o dedão um pouquinho, bem no meio do biscoito, para ele ficar em formato achatadinho.

Asse durante 20 minutos ou até que esteja 'seco' por fora. O truque: pegue um garfo e bata delicadamente no biscoito com a face do garfo. Você deve escutar um 'toc' oco, mostrando que ele está sequinho por dentro.

Testou alguma receita minha? Me envia por Instagram que eu adoro ver!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.