Topo

Taise Spolti

Espetinho de frango é alternativa saudável para seu churrasco

Taise Spolti

05/05/2019 04h00

Crédito: Caio Cezar / UOL

Fácil, fácil, fácil! mais fácil e gostoso impossível.

Espetinho tem cara de "não saudável", mas é o tipo de refeição que agrada em sabor e pode ser super saudável se tomado os cuidados necessários na escolha de alguns dos ingredientes.

Quando se fala em churrasco ou carnes de final de semana geralmente nos vem a cabeça que teremos que sair da dieta por conta dos acompanhamentos pesado ou porque na churrasqueira não terá nada saudável pra gente, para quem gosta de se alimentar bem. Uma pedida é essa!

Escolha pimentões e tomates orgânicos ou de produtores locais para ter certeza de bons alimentos à mesa.

Bom apetite!

Ah! Sabe a maionese de Wasabi que ensinei? Fica ótimo com esse espetinho.

Ingredientes

  • 4 palitos de churrasco
  • 3 peitos de frango sassami (o peito menor que vende congelado ou em açougue) ou então 1/2 peito de frango tamanho normal
  • 1/4 de pimentão verde
  • 1/4 de pimentão amarelo
  • 1/2 tomate
  • 1/2 cebola
  • Paprica defumada a gosto
  • sal e pimenta a gosto
  • suco de 1/2 limão
  • azeite de oliva

Preparo

  1. Deixe os palitos de churrasco de molho em água enquanto prepara os outros ingredientes, isso evitará que ele queime as extremidades ou quebre com facilidade.
  2. Corte todos os ingredientes em tamanhos iguais: o frango em cubos pequenos, tomate em quadrados pequenos, cebola em pétalas, pimentões em quadrados pequenos, de preferência todos iguais.
  3. Coloque todos os ingredientes em uma tigela e tempere com o limão, sal, pimenta, paprica e, se quiser, alguma erva fresca como manjericão.
  4. Espete os palitinhos com uma sequência parecida: frango, tomate, cebola, pimentões, e repita até que chegue ao final o palitinho. Faça assim com todos e leve até uma frigideira com um fio de azeite em fogo médio. Quando selar todos os lados, leve até o forno e deixe por 10 minutos a 200 graus para terminar de assar.
  5. Churrasqueira? Faça o mesmo processo mas deixe os espetinhos mais alto, longe do maior ponto de calor de fogo da churrasqueira e vire uma vez cada lado. Ficará excelente!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.