Topo

Taise Spolti

Maionese de wasabi: uma forma simples de incluir esse ingrediente na rotina

Taise Spolti

24/04/2019 04h00

Crédito: Caio Cezar / UOL

Você já deve ter experimentado essa raiz forte na culinária oriental, mas eu duvido que você já tenha se interessado por esse alimento pelas suas propriedades benéficas a saúde. E são muitas!

Os japoneses sempre utilizaram o wasabi como medicamento, sim, a cultura deles é muito rica em conhecimento quanto a saúde, e usa-se o alimento como fonte de cura. O Wasabi é antibacteriano, anti-inflamatório e calmante para o estômago, o objetivo de se usar com alimentos crus como os peixes é justamente pelo fato de conter um repelente natural e também por ser um antibacteriano natural para o organismo.

Uma maneira bacana e fácil de incluí-lo no nosso dia a dia é fazer uma maionese de Wasabi, mas usando a minha receita de maionese sem ovos. Dá para usá-la em receitas simples como panquecas integrais ou uma salada de frango com sementes 

Ingredientes

  • 1/2 cenoura média
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de sobremesa de suco de limão
  • sal e pimenta a gosto
  • azeite de oliva em fio (o quanto baste para a quantidade de maionese que desejar)
  • 1 colher de chá de wasabi em pó (ou 1 e meia de wasabi em pasta)

Modo de preparo

  1. Cozinhe a cenoura (descascada) até que fique bem mole, quase desmanchando.
  2. Coloque-a fria dentro do liquidificador com o dente de alho e algumas gotinhas de limão, bata até que vire uma pastinha. Desligue o liquidificador e mexa um pouquinho para misturar a pastinha que ficará no fundo do copo. Ligue novamente o liquidificador com a tampa e vá acrescentando o azeite de oliva em fio, tal como uma maionese normal, até a quantidade de maionese que desejar.
  3. Ao final, desligue o liquidificador, tempere com sal e pimenta a gosto, acrescente o wasabi e mexa para misturar tudo. reserve em geladeira por no máximo cinco dias.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.