Topo

Taise Spolti

Nhoque de Ricota: receita proteica e sem glúten

Taise Spolti

12/08/2018 04h00

Crédito: Istock

Fazer nhoque é um processo gostoso e prático, mas, na maioria das vezes, a massa é feita com batata ou aipim. Neste prato, apostei na criatividade que pode nos proporcionar inúmeros resultados diferentes que ficar tão saborosos quanto.

Um deles é o nhoque de ricota, uma receita de família, na qual a farinha branca é trocada pelas farinhas de grão de bico, painço ou de arroz.

Para finalizar, use um molho gostoso, como esse basílicque que ensinei aqui.

Ingredientes:

1 ovo

1 ricota de 300g

Sal a gosto

Farinha de painço ou grão de bico para dar liga, o quanto baste, mas vai bem pouco.

Mode de preparo:

Amasse a ricota com o ovo até formar uma pasta, salgue a gosto e continue amassando com as mãos enquanto coloca farinha até dar ponto.

Faça um rolinho com a massa e corte em pedaços pequenos (formato tradicional do nhoque).

Cozinhe em água fervendo com sal até que eles boiem na superfície. Retire e passe na frigideira com um pouquinho de manteiga ghee, azeite de oliva ou óleo de coco.

Receitinha velha, com cara nova e saudável.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.