Topo

Taise Spolti

Molho basilico: básico, saudável e deixa qualquer massa sensacional

Taise Spolti

25/07/2018 12h33

Crédito: iStockVamos para uma receita italiana: sempre posto aqui receitas inspiradas e modificadas da culinária em geral, mas na maioria francesa. Hoje tratei um prato super simples, para inovar nos almoços e jantas, que é uma massa ao molho basilico. Um dos molhos mais clássicos da culinária italiana, pois leva somente dois ingredientes típicos, e que são levados a sério pelos italianos. 

Ele usa apenas dois ingredientes e é capaz de deixar qualquer massa sensacional: o tomate e o manjericão.

Tomate é riquíssimo em licopeno, e diferente de outros alimentos, ele é melhor consumido cozido do que cru, pois a absorção do licopeno pelo organismo é melhor com o fruto nesse estado. Licopeno é um carotenoide que auxilia no combate ao câncer e outras doenças, por combater os radicais livres. 

Já o manjericão não está aqui somente como um simples tempero: ele tem ação antisséptica e desintoxicante. Para manter a originalidade da receita, usaremos o manjericão basilico, que é aquele verde claro, de folhas maiores. O mais delicioso de todos. 

Bom, então vamos lá a nossa receita simples e que pode ser guardado em geladeira por até cinco dias.

Ingredientes:

  • 5 tomates italianos sem pele
  • 6 folhas de manjericão basilico 
  • Sal a gosto

Preparo:

Em uma panela coloque os tomates italianos picados grosseiramente e o manjericão, ligue o fogo baixo. 

Aos poucos, conforme o tomate muda de cor (pois está cozinhando), acrescente algumas colheres de água (uma ou duas), feche a panela e mantenha cozinhando. 

Ao total, o molho ficará pronto em 40 minutos de cozimento, até que mude de cor. Acrescente o sal e reserve. Algumas pessoas ainda acrescentam a essa receita um dente de alho. Caso você prefira, coloque o alho logo no início para cozinhar junto durante todo o tempo, deixando o molho com toque adocicado junto ao tomate. 

Para a massa, escolha uma integral de sua preferência, integral. Faça conforme as indicações até ficar al dente, escorra e coloque em uma frigideira com o molho basilico pronto, regue com um fio generoso de azeite de oliva e mais algumas folhas de manjericão se preferir. 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.