Topo

Sardinhas assadas são alternativa de refeição low carb e rica em ômega 3

Taise Spolti

04/03/2020 04h00

Crédito: Acervo pessoalEsse é um prato típico da gastronomia portuguesa, geralmente servido como entrada, mas para quem está em dieta restrita ou dieta low carb, se torna um excelente prato para o almoço.

A sardinha está no topo do ranking de fonte de ômega 3, é uma excelente fonte de selênio (saúde da mulher!) e cálcio. Em 100 g de sardinha se obtém em média 24 g de proteína de alto valor biológico, e não só gosto dela por isso, mas por que é um alimento fácil e muito barato.

A sardinha in natura e fresca é fácil de achar em qualquer mercado público ou feira, ou então congelada em supermercados. Mas atenção: a temperatura do forno não deve ultrapassar 150 graus, para manter os nutrientes da sardinha e do azeite de oliva. Na foto você confere as sardinhas que fizemos na semana passada aqui em casa para um grande amigo.

Ingredientes

  • 10 sardinhas frescas ou descongeladas
  • 1 xícara de azeite de oliva extravirgem
  • 50 g de azeitonas escuras drenadas e lavadas
  • 1 ramo pequeno de tomilho fresco
  • 3 dentes de alho
  • Sal e pimenta preta moída na hora a gosto

Preparo

  1. Em uma vasilha coloque o azeite, sal e pimenta e misture.
  2. Coloque uma a uma das sardinhas e esfregue delicadamente com as mãos o azeite temperado.
  3. Pegue uma forma e disponha as sardinhas lado a lado, intercale entre elas as azeitonas, o tomilho e os dentes de alho.
  4. Despeje por cima de tudo o restante de azeite e leve para assar em forno a 150 graus por aproximadamente 35 minutos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sardinhas assadas são alternativa de refeição low carb e rica em ômega 3 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.