Topo

Molho holandês: clássico francês é opção para ocasiões especiais

Taise Spolti

11/08/2019 04h00

Crédito: iStock

Um clássico, muito clássico, da gastronomia francesa e que agrada todo mundo. Alguns gostam de chamar de 'maionese quente', mas como eu não gosto e muitos chefs também não, vamos manter o nome como molho de gemas, delicioso, fácil, e feito com manteiga Ghee (manteiga clarificada), ou seja, se consumido com moderação, é saudável para compor uma mesa de carnes ou massas integrais. Ele frio também fica uma delicia, pode acompanhar qualquer salada e legumes…

Vamos desmistificar ele então?!

Ingredientes

  • Suco de 1 limão siciliano grande;
  • 3 gemas (aperte com o dedo polegar e o indicador para retirar a pele da gema, ou passe em uma peneira);
  • 200 g de manteiga extra sem sal;
  • 3 colher de sopa de água;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta branca moída na hora.

Preparo

Coloque a manteiga em um recipiente para microondas ou em uma panela em fogo baixo. Ao derreter completamente a manteiga soltará uma camada grossa de espuma por cima, retire completamente essa espuma e esquente mais uma vez até que ela fique limpa, se preferir, passe por um pano de cozinha limpo. Reserve.

Coloque metade do suco de limão e a água numa pequena panela de fundo grosso, junte um pouco de sal, pimenta branca moida na hora a gosto e as gemas de ovo e leve a fogo médio, mexa com o fouet (batedor de ovos) vigorosamente e sem parar durante 2 minutos.

Retire a panela do fogo e acrescente a manteiga em fio sem parar de mexer com o fouet até o molho ganhar corpo e ficar cremoso (tipo a maionese), experimente para acertar o sal e a quantidade de suco de limão que restou, a gosto.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Molho holandês: clássico francês é opção para ocasiões especiais - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.