Topo

Receita de pão de ló sem glúten, de coco e amêndoas

Taise Spolti

22/08/2018 04h00

Crédito: iStock

Aprendi a fazer esse pão de ló com minha mãe e o segredo de um bolo fofinho é simples: batedeira! Para um bom pão de ló só precisamos de paciência, pois os ingredientes são super simples.

Obviamente que eu adaptei a receita original, mas seguindo os princípios, assim, como a farinha que vou usar não contém glúten, será dispensável o uso da goma xantana, responsável por dar liga nas massas que não possuem o glúten natural dos ingredientes e mesmo assim o bolo ficará extremamente leve e fofinho.

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo OU adoçante natural xilitol (o resultado é o mesmo)
  • 5 colheres (sopa) de farinha de grão de bico OU farinha de arroz integral (essas duas são as que mais se assemelham ao sabor da farinha de trigo comum)
  • 5 g de fermento químico em pó
  • 100 mL de leite de amêndoas ou leite de aveia*
  • 50 mL de leite de coco

Modo de preparo:

Em uma batedeira bata os ovos (clara e gema) durante uns dez minutos mais ou menos, até que um creme branco e volumoso se forme, sem parar de bater acrescente colher por colher de açúcar ou adoçante. Continue batendo por mais cinco minutos em velocidade alta.

Retire a massa da batedeira e comece a incorporar o leite e farinha da seguinte maneira: peneire 2 colheres de farinha com o fermento sobre a massa, e misture delicadamente com uma espátula de fora para o centro.

Feito isso, misture o leite vegetal escolhido com o leite de coco, e misture metade desse líquido a massa. Faça a mistura em movimentos delicados de fora para o centro.

Repita o processo da farinha com mais duas colheres peneiradas. Depois a outra metade de leite. Por fim, a última colher de farinha.

Esse processo garante que não percamos o volume de neve da massa, sem ter que utilizar farinha com glúten para firmar o bolo.

Unte uma forma com manteiga de coco, coloque coco ralado a gosto no fundo da forma com um pouco de açúcar mascavo para caramelizar enquanto o bolo assa. Asse durante 25 minutos em forno preaquecido a 200 graus.

* A aveia não contém glúten originalmente, mas a de algumas marcas contém por ser cultivada ou processada com outros grãos ricos em glúten. Se você é celíaco, certifique-se de que a aveia que você está usando tenha a informação "Não contém glúten" na embalagem

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Receita de pão de ló sem glúten, de coco e amêndoas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.