Topo

Bolo de Fubá e Coco: sem glúten, sem lactose e com muito sabor

Taise Spolti

23/05/2018 04h00

Crédito: iStock

Adoro essas receitas que saem da cabeça do nada, meio que naquele momento de "pânico", sabe? Mulheres grávidas (assim como eu estou agora) são complicadas: quando bate uma vontade de comer doce, melhor sair de perto! rs

Aconteceu isso durante essa semana. Ao abrir o Instagram, dei de cara com um bolo de fubá com calda de chocolate que foi pra matar de tão lindo que era. A receita foi postada por uma chef que admiro muito. Pronto, fiquei com vontade. E agora?

Corre pra cozinha e se vira, Taise!

Fui. Abri tudo o que era armário, catei todas as coisas funcionais que eu tinha e montei na minha frente o meu mise en place para um bolo: ovos, açúcar mascavo, azeite de oliva, farinhas… mas e o milho? Basta substituir ela farinha, minha gente! Além de tudo, como toda farinha de milho: ela não tem glúten!

Vamos ao passo a passo desse bolo com cheiro de casa da vó, rico em sabor e facinho de fazer, o que é um alívio para quem não tem paciência para receitas muito elaboradas.

Ingredientes

  • 6 ovos
  • 1 col. de sopa de psyllium (em farinha – para conferir maciez e muita fibra a receita!)
  • 2 col. de sopa de farinha de grão de bico
  • 3 col. de sopa de farinha de milho
  • 5 col. sobremesa de açúcar mascavo
  • 5g (uma tampinha) de fermento em pó
  • 2 col. de sopa de leite de coco
  • 2 col. de sopa de azeite de oliva
  • 1 col. chá de goma xantana (indispensável para receitas sem glúten!)
  • 2 col. sobremesa de coco ralado natural

Preparo

Bata todos os ingredientes em um liquidificador, menos o fermento. Apenas isso. Quando a massa estiver homogênea, misture o fermento em pó com uma colher. Unte uma forma de bolo e jogue a massa dentro. Asse durante 30 minutos a 200ºC.

Calda de chocolate:

Os chocolates devem ser funcionais, priorizando os ingredientes principais. Barras de chocolate não têm lactose e glúten. As que possuem é porque utilizam em sua composição mais ingredientes industriais do que apenas massa de cacau, cacau e manteiga de cacau.

Ainda encontramos inúmeras marcas que priorizam o cacau orgânico, 80%, de regiões especificas do nosso país. Garanta essa qualidade para suas refeições. Mas caso não encontre uma barra sem lactose e sem glúten, qualquer chocolate amargo ou de sua preferência pode ser utilizado (até mesmo os veganos, que são bem específicos).

Derreta no microondas 2 colheres de sobremesa de manteiga de coco (mais fácil de achar do que o óleo, mais barato e rico em fibras) com 50g de chocolate. Jogue essa calda por cima do bolo quando estiver frio e desenformado.

Lembrando que daqui uns dias começam as comemorações juninas hein? Que tal encantar a todos com essa delícia?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bolo de Fubá e Coco: sem glúten, sem lactose e com muito sabor - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.