Topo

Pizza com massa de couve-flor e recheio bem levinho para o final de semana

Taise Spolti

21/01/2018 04h00

Crédito: iStock

Eu amo pizza e essa receita nos possibilita comer algo gostoso sem o peso (principalmente na consciência) de estarmos comendo aquela massa cheia de trigo. Essa receita também faz com que não sintamos o estômago pesado depois. Adoro marguerita, como a da foto, mas você pode fazer do sabor que quiser. Na receita abaixo, dei uma incrementada e fiz com berinjela. Anote:

Ingredientes para a massa:

  • 1 unidade de couve flor;
  • 80g de queijo parmesão ralado (importante lembrar aqui de sempre utilizar queijos bem maturados, quanto mais maturado o queijo, menos lactose ele terá).

Ingredientes para o molho:

  • 2 tomates italianos orgânicos;
  • sal e pimenta (a gosto);
  • manjericão fresco (a gosto);
  • 1 dente de alho;
  • 1/2 cebola.

Ingredientes para a cobertura:

  • Tomate cereja (a gosto);
  • 1/2 berinjela fatiada (ou abobrinha itália);
  • Orégano (a gosto);
  • Folhas de manjericão (a gosto);
  • Queijo parmesão ralado (a gosto).

Preparo da massa:

Cozinhe a couve-flor em água, incluindo os talos. Jogue a água fora, coe bem a couve para que não fique muito aguada, e bata no liquidificador ou processador de alimentos com o queijo ralado e uma pitadinha de pimenta. Reserve a massa.

Preparo do molho:

Em uma panela, refogue o alho e a cebola com um fio de azeite, acrescente os tomates picados sem a pele e as sementes, e um pouco de água quente. Feche a panela e deixe em fogo médio, mexendo de vez em quando. Quando o molho estiver bem espesso e com a coloração mais escura (o tomate estará cozido), processe o molho no liquidificador com as folhas de manjericão e volte para a panela, para cozinhar por mais alguns minutos. Acerte o sal e a pimenta nessa hora.

Preparo da pizza:

Em uma forma de pizza, unte o fundo com um pouquinho de azeite, somente para não grudar e disponha a massa de couve-flor no fundo, apertando bem com as mãos para que fique uniforme.

Coloque o molho por cima, o queijo parmesão ralado a gosto, o orégano, os tomates cortados em rodelas, algumas fatias de berinjela ou abobrinha e leve ao forno para assar.

Se for acrescentar folhas, como rúcula, o manjericão, ou agrião, não leve ao forno. Coloque-as somente após assar e na hora de servir.

A pizza estará pronta quando a massa começar a escurecer um pouco e os ingredientes de cima ficarem assados.

Na hora de servir, coloque as folhas de manjericão e regue com um fio de azeite de boa qualidade.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pizza com massa de couve-flor e recheio bem levinho para o final de semana - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.