PUBLICIDADE

Topo

Sopa creme de brócolis e noz moscada é jantar quentinho e nutritivo

Taise Spolti

10/06/2020 05h00

Crédito: iStock

O frio chegou! Nessa época muitas pessoas incluem as sopas e cremes na janta, o que eu acho maravilhoso, pois sopas e cremes são técnicas da gastronomia que favorecem a utilização de muitos ingredientes naturais e saudáveis, principalmente para aqueles que não possuem o hábito de comer em outras refeições, proporcionando uma melhora na qualidade nutricional bem interessante.

Essa de brócolis com noz moscada é uma delicia, aposte nela para variar as opções de sopas ou cremes.

Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal ou manteiga ghee (se não puder ingerir lactose, pode usar também manteiga de coco)
  • 1 cebola branca ou amarela pequena picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 3 colheres (sopa) de farinha de arroz ou integral
  • 500 mL de caldo de legumes ou frango
  • brócolis pequenos, cortadas em florzinhas e caules cortados
  • Sal e pimenta preta moída na hora a gosto
  • 1 pitada de noz-moscada
  • Iogurte grego ou leite de coco ou iogurte de coco, para guarnecer (opcional)

Preparo:

  1. Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo médio-alto. Adicione a cebola e cozinhe até ficar macia, por 5 minutos, depois acrescente o alho e mexa por mais 1 minuto.
  2. Em seguida, coloque a farinha e cozinhe, mexendo sempre, até dourar por 3 minutos. Adicione o caldo e deixe ferver.
  3. Reduza o fogo para médio e acrescente brócolis. Cozinhe até que o brócolis fique verde-claro, por 4 minutos.
  4. Reduza o fogo mais uma vez para baixo e cubra parcialmente; cozinhe até brócolis ficar macio, 15 minutos.
  5. Se você tiver um mixer, bata a sopa na panela. Caso contrário, trabalhando em lotes, bata a sopa cuidadosamente no liquidificador (segurando a tampa com uma toalha velha para evitar que o líquido quente jorra).
  6. Despeje a sopa em uma tigela grande, e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Coloque a sopa em tigelas e decore com iogurte ou leite de coco.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.