Topo

Taise Spolti

Berinjela picante e doce é opção criativa para acompanhamentos

Taise Spolti

03/06/2020 04h00

Crédito: arquivo pessoal

Eu sou bem apaixonada por berinjela, acho o sabor dela intrigante e que combina com muitos preparos. Por isso, considero-a um super acompanhamento para receitas diversas. Um exemplo é a receita que vou ensinar hoje: desde que fizemos esse almoço aqui em casa eu fico pensando em como ela é simples e ficou incrível, então eu tenho que postar aqui pra vocês, pois sei que vão amar.

A casca da berinjela é onde está concentrada a maior parte dos antioxidantes dela, além de ter uma considerável quantidade de cálcio sabiam? Claro, além de outros nutrientes. Por isso não deixe de usá-la.

Ingredientes

  • 1 berinjela média
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de chá rasa de pimenta caiena (ou grãos de pimenta dedo de moça já secos para temperar)
  • 1 colher de chá de grãos de mostarda
  • Sal a gosto moído na hora
  • 1 colher de sobremesa de vinagre de maçã (ou sumo de limão)
  • 1 fio generoso de azeite de oliva
  • 1/3 de xícara de ervas frescas picadas: salsinha, cebolinha e tomilho

Preparo

  1. Corte a berinjela em cubos e deixe de molho em água com umas gotinhas de limão. Reserve.
  2. Enquanto isso em uma frigideira coloque o fio de azeite, os grãos de mostarda e a pimenta, deixe soltar bem seu aroma e então coloque a berinjela (escorra a água) e tempere com sal.
  3. Deixe dourar bem todos os lados, em fogo médio, coloque o vinagre de maçã e o mel e, por fim, as ervas frescas picadas.
  4. Mexa bem e desligue assim que começar a caramelizar.

Usamos esta receita como acompanhamento para um macarrão com bolonhesa, mas você pode colocar em saladas frias ou mornas, cuscuz, ou apenas consumi-la com uma fonte de proteína… Ela combina com tudo!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.