Topo

Taise Spolti

Trufas rápidas de cacau: receita funcional para matar vontade por doces

Taise Spolti

20/05/2020 04h00

Crédito: iStock

Essa receita é para quem é apaixonado por doces! Tenho muitas alunas assim, então ter receitas funcionais facilita muito a vida delas, principalmente receitas assim que você pode fazer no final de semana e deixar na geladeira para ter a prontidão durante a semana.

Você pode trocar as avelãs por amêndoas ou amendoim. Se desejar trocar o néctar de coco por outro adoçante ou açúcar, certifique-se que o mesmo esteja de acordo com a sua alimentação, já que o néctar de coco é de baixo índice glicêmico sendo uma boa opção para muitas receitas naturais.

Ingredientes

  • 1 xícara de avelãs ou amêndoas (ou 1/2 xícara de pasta já pronta, pode ser pasta de amendoim como já mencionei)
  • 1/4 de xícara de néctar de coco
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó 100%
  • 1/4 de xícara de manteiga de coco (ou manteiga ghee)
  • Cacau para polvilhar

Preparo

  1. Se você está usando as avelãs e amêndoas in natura, em uma frigideira, coloque-as e torre um pouco para liberar mais seu sabor e óleos. Depois bata-as em um liquidificador até formar uma pasta e reserve. Se você estiver usando pastas prontas de avelãs, amêndoas ou amendoim, pule este passo.
  2. Em uma vasilha acrescente a pasta, o cacau e o néctar, misture muito bem com uma espátula e depois com as mãos até formar uma pasta consistente.
  3. Em seguida, vá acrescentando a manteiga até formar uma massa lisa e homogênea.
  4. Coloque em um pote de vidro e leve para a geladeira por 4h.
  5. Retire da geladeira quando estiver bem consistente, parecendo um brigadeiro, e então faça bolas com o auxílio de uma colher e usando a palma das mãos.
  6. Passe no cacau ou polvilhe cacau por cima e mantenha sempre na geladeira, dura até 10 dias!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.