Topo

Taise Spolti

Doce de banana verde: aprenda a fazer um lanche que ajuda na saciedade

Taise Spolti

29/03/2020 04h00

Crédito: arquivo pessoal

A banana verde, assim como outras frutas não estando maduras, possui menor índice glicêmico, afeta menos a nossa glicemia e possui propriedades sacietógenas, ou seja, através do seu amido resistente ele promove saciedade e ainda estimula suas funções intestinais, sendo excelente pra quem tem intestino preso.

Já passei outras receitas com manga verde, e agora, chegou a vez da banana. Use a banana verde que tiver na época da sua região (branca, maçã, nanica, caturra…).

Ingredientes

  • 3 a 4 bananas verdes
  • 1 colher de chá rasa de canela em pó
  • 1 colher de sobremesa de néctar de coco (pode substituir por açúcar de coco e água)
  • 1 semente de cardamomo
  • 1/2 pontinha de colher de chá de noz moscada
  • 1 colher de sobremesa de suco de 1/2 limão ou vinagre de maçã
  • 1 colher de chá de óleo de coco ou manteiga ghee

Preparo

  1. Corte as bananas em rodelas e reserve.
  2. Em uma frigideira alta coloque o óleo e a canela, deixe esquentar e então coloque as bananas. Quando começar a formar uma calda grossa, vá mexendo de vez em quando.
  3. Mantenha em fogo baixo e acrescente o limão, néctar e todos os outros ingredientes.
  4. Se for necessário, acrescente uma colher de água.
  5. Espere esfriar e sirva.
  6. Pode deixar em geladeira por dois dias.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.