Topo

Taise Spolti

Arroz carreteiro integral: veja versão funcional de prato típico do Sul

Taise Spolti

25/03/2020 04h00

Crédito: arquivo pessoal

Muitas alunas minhas me questionam sobre como adaptar as culturas do locais em que vivem com a alimentação saudável, e eu vejo que há muito medo de errar ou então que, para ser saudável, temos que inventar muito em cima de receitas clássicas e tipicas de cada local, quando na verdade não é.

Todo alimento natural é saudável, basta que saibamos adequá-lo em quantidades corretas e não abusarmos de nenhum, pois temos que comer de tudo um pouco, um pouco de tudo.

Esse arroz carreteiro é quase um prato sagrado de segundas-feiras, quando utilizamos as carnes do churrasco de domingo. Mas você não precisa esperar até domingo chegar, basta usar as carnes que tiver em casa, a carne de panela, a carne assada no forno, desde que cuidemos para que não tenha excesso de gordura ok? Pois vamos fazer uma versão mais saudável dele.

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz integral (para duas pessoas)
  • 1 xícara de carne picada já pronta (você pode fazer com charque ou carne seca, mas certifique-se de estar dessalgada e sem o excesso de gordura que às vezes tem no charque)
  • 1 fio de azeite de oliva
  • 1/3 de xícara de salsinha e cebolinha picadas
  • 1/2 xícara de repolho roxo picado finamente
  • 1/3 xícara de farinha de mandioca
  • 2 ovos (opcional)
  • 1/2 cebola
  • 1 dente de alho
  • Sal e pimenta a gosto

Preparo

  1. Em uma panela pequena coloque água para ferver. Assim que estiver levantado fervura, acrescente os dois ovos e deixe cozinhar por 6 minutos.
  2. Enquanto isso, em uma frigideira coloque um fio de azeite e o repolho picado, acerte um pouco de sal e pimenta e deixe que ele cozinhe e reduza de volume.
  3. Quando isso acontecer, coloque a farinha de mandioca e deixe que seque um pouco durante três minutos. Desligue o fogo e reserve essa farofa.
  4. Desligue os ovos e jogue a água fora. Reserve-os.
  5. Em uma panela coloque um fio de azeite pequeno e acrescente os pedacinhos de carne picados, deixe fritar por alguns minutos e coloque a cebola picada.
  6. Assim que a cebola começar a ficar transparente, coloque o dente de alho picado, o arroz e 2 xícaras de água fervendo. Veja se é necessário acrescentar sal ou pimenta.
  7. Feche a panela e deixe cozinhar em fogo médio até começar a secar.
  8. Desligue o fogo e coloque a cebolinha e salsinha, mexa bem. Sirva com a farofa e o ovo por cima.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.