Topo

Taise Spolti

Faça a sua goiabada cascão diet em casa com apenas 3 ingredientes

Taise Spolti

15/03/2020 04h00

Crédito: iStock

Goiabada cascão é uma paixão nacional, não é mesmo? Um pedacinho pequeno com um queijo maturado (que contém menos teor de lactose pela fermentação), pode ser uma saída muito saborosa para quem está em alimentação mais restritiva, mantendo o pensamento da alimentação em equilíbrio.

Essa goiabada diet que vou ensinar a seguir deve ser mantida em geladeira para aumentar a validade, que pode chegar até 20 dias. Use as goiabas mais maduras, e aproveite que está na temporada de goiaba!

Ingredientes

  • 1 kg de goiaba
  • 1 xícara de xilitol (você pode trocar por outro adoçante que prefira ou até açúcar mascavo, mas o xilitol garante que não tenhamos adição de açúcares na receita)
  • 1 xícara e meia de água

Preparo

  1. Retire a casca das goiabas, mas não as descarte!
  2. Corte a polpa da goiaba em pedaços pequenos com as sementes e processe no liquidificador com 1/2 xícara de água.
  3. Passe o líquido por uma peneira e reserve.
  4. Coloque o xilitol e 1 xícara de água na panela e deixe que aqueça até dissolver completamente e começar a formar bolhas. Vá então acrescentando a goiaba batida sem parar de mexer.
  5. Coloque metade das cascas e deixe cozinhando por 10 minutos. Coloque a outra metade das cascas e continue cozinhando por mais 20 a 30 minutos mexendo de vez em quando.
  6. Forre uma forma de bolo pequena ou um aro de bolo com plástico filme e disponha a goiabada. Aperte bem com o fundo de uma colher e enrole a parte de cima também com filme, tentando tirar todo ar e fazendo bem o formato que deseja.
  7. Leve à geladeira de um dia para o outro.
  8. Se preferir pode desembalar e guardar em outro potinho.

Semana que vem vou ensinar um molho de goiabada picante que vocês vão adorar!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.