Topo

Taise Spolti

Receita de uma panela só: faça macarrão integral ao molho sugo

Taise Spolti

26/02/2020 04h00

Crédito: Taise Spolti

Pouca louça suja, rapidez, sabor e saúde. Muitos pratos bacanas para se preparar na correria do dia a dia podem ser feitos com apenas uma panela, sem muitos detalhes difíceis ou ingredientes que não encontramos.

Essas receitas de uma panela só facilitam muito a vida de quem tem rotina apertada, filhos pequenos em casa ou até para quem não tem criatividade ou paciência para fazer receitas mais saudáveis, e esse é um dos maiores motivos que o aumento do sobrepeso prevaleceu nos últimos anos no nosso país e no mundo: agilidade e facilidade dos fast-food.

Aqui você pode trocar os ingredientes do sugo e fazer com manteiga e ervas, somente ervas frescas com um pouco de leite de coco ou vários legumes e vegetais picados com azeite e azeitonas.

Quem criar receitas diferentes, me marca na foto do Instagram para eu ver, ok?! Aproveita para me seguir aqui: @taisespolti

Ingredientes

  • 1/2 cebola
  • 1 dente de alho
  • 4 tomates pelados picados (pode usar somente o tomate ou então passata de tomate, o que preferir)
  • 1 raminho de manjericão fresco
  • 2 colheres de sobremesa de azeite
  • 2 xícaras de macarrão integral de sua preferência
  • Sal a gosto

Preparo

  1. Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola até que fique um pouco transparente, acrescente o alho picado, os tomates picados e refogue com um pouquinho de água quente.
  2. Acrescente a massa escolhida, misture, coloque água fervendo até ficar dois dedos acima da massa apenas (não coloque demais para o molho não ficar muito ralo e a massa passar do ponto). Feche a panela e mantenha em fogo médio por 10 minutos (cada massa possui um tempo de cozimento: as de grano duro demoram até 14 minutos, então fique atento ao tempo da massa que escolheu).
  3. Quando passar o tempo, desligue o fogo e mantenha a panela fechada para que a massa continue acertando o ponto no próprio molho que se formou. Finalize com manjericão e acerte o sal. Bom apetite!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.