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Berinjela gratinada com molho bechamel: receita nutritiva e fácil de fazer

Taise Spolti

05/01/2020 04h00

Crédito: Caio Cezar/ VivaBem

A berinjela possui um aspecto tenro quando assada ou cozida em líquidos (como o molho bechamel ), ela mantém uma estrutura firme junto à casca e acaba sendo muito procurada por quem está em transição pela retirada da carne, seja na segunda sem carne, seja para vegetarianos.

Mas, além disso, a berinjela é um alimento versátil, de sabor forte e marcante, e muito nutritivo: possui ácido clorogênico, cafeíco e flavonoides que atuam como potentes antioxidantes. Ainda fornece um bom aporte de vitaminas B1, B2 e B6, além de ser rica em fibras e baixíssimo valor calórico.

Ingredientes

  • 1 berinjela grande (ou 2 pequenas)
  • 300 ml de "leite" de amêndoas
  • Sal e pimenta moída na hora a gosto
  • 1 ponta de colher (chá) de noz-moscada moída na hora (não ultrapasse a quantidade para não ficar muito forte)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou manteiga ghee (ou óleo de coco)
  • 2 colheres (sopa) de farinha de arroz ou de grão-de-bico (opções sem glúten, mas pode usar de trigo integral também, se preferir)
  • 10 folhas pequenas de manjericão
  • 1 colher (chá) de folhas de tomilho

Preparo

  1. Corte as berinjelas em cubos médios iguais e deixe de molho na água (até cobrir) e sal (a gosto) por 10 a 15 minutos.
  2. Enquanto isso prepare o bechamel: em uma panela, coloque a manteiga e a farinha e deixe que cozinhem até formar uma pastinha cremosa, quanto mais tempo deixar, mais escuro será seu molho, então cuidado para não escurecer a cor da farinha.
  3. Após isso, coloque o leite vegetal em fio lentamente, fora do fogo, mexendo sempre com uma espátula. Assim que tiver despejado todo o leite, volte ao fogo para cozinhar e engrossar. Tempere com pimenta, sal e noz moscada nessa hora.
  4. Aqueça um forno e coloque em uma travessa todos os cubos de berinjela. Cubra com o molho bechamel e coloque as folhas frescas por cima.
  5. Leve ao forno (200 graus) durante 30 minutos. Se quiser gratinar, acrescente queijo parmesão ou pecorino (que são mais maturados) por cima e ligue a opção grill do seu forno, deixe por mais 10 minutos para que asse bem a crosta de queijo por cima.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.

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