Topo

Histórico

Categorias

Purê de batata roxa com noz moscada: receita combina sabores marcantes

Taise Spolti

13/11/2019 04h00

Crédito: iStock

Esse purê combina dois sabores marcantes e pode acompanhar muito bem pratos de peixes e frutos do mar pelo adocicado da batata ou então carnes vermelhas, pelo picante que a noz moscada oferece. É uma receita saudável digna de boa companhia.

Já usei o purê para acompanhar um peito de pato e figo caramelizado. Crie bons pratos a partir dessa receita e depois me conta o que achou!

Ingredientes

  • 2 batatas roxas tamanho médio (400 g)
  • 1 fio de Azeite de oliva extravirgem
  • 1 colher de sopa de manteiga ghee
  • Pimenta preta moída na hora
  • Sal a gosto
  • 3 folhas de Sálvia fresca
  • 1 pontinha de colher de chá de noz moscada moída na hora (cuidado com o excesso, pode usar menos se quiser)

Preparo

  1. Cozinhe as batatas sem a casca até ficarem no ponto mole (para purê) e reserve.
  2. Em um fundo de panela acrescente o azeite, a sálvia a pimenta e a noz moída. Deixe aquecer bem o azeite para soltar todo sabor dos temperos e então retire a sálvia. Baixe o fogo, acrescente as batatas já cozidas e picadas e amasse com um amassador de batatas até formar um purê liso e cremoso.
  3. Acrescente 1/2 copo de água do cozimento da batata para mexer bem e por último sal e manteiga ghee.
  4. Cozinhe por 5 a 10 minutos em fogo baixo mexendo com colher de pau.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.

Chef Funcional