Topo

Histórico

Categorias

Cheesecake de ricota e com calda de pitanga é receita fácil e saborosa

Taise Spolti

10/11/2019 04h00

Crédito: iStock

Fazer uma cheesecake clássica demora algumas horas, e leva ingredientes que talvez você não possa ingerir por causa da dieta. Como eu adoro adaptar as receitas para que todos possam, vez que outra, usufruir de boas receitas sem pensar se está ou não saindo muito fora da dieta, essa cheesecake usando suco de pitanga (que está na época!) será uma boa saída, e você pode trocar por outra fruta ou biscoito que preferir para a base.

Ingredientes

  • 200 g de ricota sem soro
  • 2 ovos inteiros
  • 1 xícara de açúcar mascavo OU adoçante xilitol
  • 2 xícaras de pitangas maduras
  • 100 g (1 pacote) de biscoito integral do tipo 'Maria' ou o que você preferir
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco ou manteiga Ghee
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo para a calda

Preparo

  1. Em um liquidificador, coloque os biscoitos e processe até formar uma farinha. Misture essa farinha com o óleo de coco ou manteiga ghee em uma vasilha e disponha na forma de fundo falso apertando bem com a ponta dos dedos. Leve para o forno por 10 minutos a 200 graus para pré assar.
  2. Enquanto isso, bata no liquidificador a ricota, açúcar, ovos e processe bem até que fique um creme lisinho. Se preferir, adicione essência de baunilha.
  3. Assim que a massa estiver pré assada, retire do forno e acrescente o creme por cima. Leve para assar por aproximadamente 20 minutos a 200 graus.
  4. Dica: Para assar e não criar aquela casquinha por cima (que não é legal), coloque sua forma de cheesecake no forno e outra forma retangular com água na parte de baixo do forno (dentro), esse vapor de água fará com que a massa não seque.
  5. Para a calda, esprema as pitangas em um coador ou um chinois (um coador fininho em formato de cone) para retirar todo suco sem abrir as sementes que são amargas.
  6. Coloque esse suco em uma panela pequena com o açúcar e deixe ferver até caramelizar um pouco, vai formar uma calda leve, assim que reduzir o volume do suco em 1/3 ou metade.
  7. Desligue e espere esfriar para colocar por cima da cheesecake.
  8. Antes de servir, deixe a cheesecake esfriar.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.

Chef Funcional