Topo

Taise Spolti

Aprenda a fazer um muffin integral sem ovos

Taise Spolti

30/10/2019 04h00

Caio Cezar/UOL

Um super alimento: batata caara (ou cará). Esse tubérculo, que não possui sabor acentuado, é o grande substituto do ovo. A consistência da batata quando ralada é igual a de uma clara de ovo, sendo assim ela consegue oferecer as receitas aquele 'fofinho' que o ovo dá.

Muitas pessoas são celíacas e precisam trocar em suas receitas a farinha, mas quando a farinha é sem glúten tende a ficar dura ou esfarelenta, e o ovo acaba sendo um alimento chave para esse caso, mas e quando a pessoa tem alergia ao ovo? Ou não come ovos? Uma saída para cada vez mais melhorar a alimentação e enriquecer os alimentos dessa população é oferecer substitutos, e acreditem: a batata caara ralada é a carta na manga.

Ingredientes:

  • 1/2 batata caara
  • 2 colheres de farinha de trigo integral
  • 1 colher de chá de fermento biológico
  • Sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de água
  • 1/2 dente de alho
  • Granola salgada ou os grãos que quiser para cobertura

Preparo:

  1. Rale a batata crua sem a casca e reserve.
  2. Misture em uma tigela a farinha, fermento, água, sal e pimenta e o alho amassado ou ralado. Coloque então a batata ralada e misture bem até formar uma massa homogênea. Coloque em forminhas e cubra com as sementes.
  3. Asse em forminhas de cupcake por 20 minutos a 180 graus.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.