Topo

Taise Spolti

Bruschettas: aproveite o pão integral com uma receita clássica

Taise Spolti

09/10/2019 04h00

Crédito: UOL/ Não reproduzir

Em meio a tantas opções de receitas com pão integral, que inclusive já passei aqui, uma opção excelente para aproveitar aquele pão integral que está começando a passar do ponto é fazer bruschettas. Eu (e acredito que ninguém) gosto de desperdiçar nenhum alimento aqui em casa, por isso quando surge oportunidades assim, logo pensamos em como deixar um alimento 'passado' saboroso e reaproveitar ele.

Use ingredientes fáceis e que já tenha em casa ou na geladeira, use opções sazonais, ou seja, vá a feirinha e compre alimentos que estão na época, e combine com azeite, um pouquinho de sal moído na hora e pimenta, ficará uma delicia!

Ingredientes:

Opção 1: abacate e salsa

Corte fatias de pão na espessura de 1 dedo, para não ficarem muito finas, regue com um fio de azeite e leve ao forno a 200 graus por 3 a 4 minutos, retire e esfregue um dente de alho cortado ao meio em cada fatia. Reserve.

Coloque em cima de cada fatia um pedaço pequeno de queijo maturado (parmesão, gouda ou brie são opções de queijos maturados, mas você pode usar o que preferir), corte fatias finas de abacate ou avocado e disponha em cima de cada fatia de pão com queijo, moa um pouco de pimenta e sal e leve para assar por 10 minutos a 200 graus. Ao retirar do forno, regue um fio de azeite extravirgem e acrescente folhas frescas de salsinha e manjericão frescos.

Opção 2: tomates secos

Com o mesmo processo de fazer as fatias de pão assadas com o alho, deixe algumas fatias reservadas e acrescente: queijo maturado, tomates secos escorridos e cortados em pedaços menores, folhas de manjericão e folhas de tomilho. Finalize com um pouco de sal e pimenta moidos na hora e leve para assar por 10 minutos a 200 graus.

Opção 3: clássico sabor marguerita

Além de clássico e super saudável, esse sabor agrada a todos e é mito fácil de encontrar os ingredientes, nesse sabor, caso não prefira colocar o queijo, fique tranquilo, pois o sabor incrível do azeite com manjericão e tomate já é mais que suficiente para encantar.

Coloque sobre cada fatia de pão integral já pré assado com alho tomates italianos cortados (em pequenos cubos ou em rodelas pequenas e finas), folhas de manjericão frescas, e um bom azeite de oliva. Moa sal e pimenta preta na hora e asse por 10 minutos. Ao retirar, acrescente mais um pouquinho de folhas de manjericão por cima.

Mais opções: faça sua bruschetta usando a tapenade de tomate que ensinei aqui ou então uma excelente caponata!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.