Topo

Taise Spolti

Flan de chocolate: receita é saudável e só leva 5 ingredientes

Taise Spolti

17/07/2019 04h00

Foto: Caio Cezar / UOL

Quem não gosta de um pudim cremoso ou um flan pronto na geladeira para um lanche né? Hoje eu recebi uma criançada aqui em casa e fiz esse flan para eles. Ele é tão simples e prático que  enquanto eles assistiam desenho eu fiz e esfriou, tudo em menos de 1 hora e 30 minutos. Além de tudo, a receita é saudável. Confira a receita abaixo:

Ingredientes

  • 500 mL de leite desnatado (pode usar leite sem lactose ou leite vegetal de sua escolha)
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó 100%
  • 4 colheres (sopa) de adoçante natural xilitol (se preferir, use açúcar mascavo)
  • 3 colheres (sobremesa) de amido de milho em pó
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Preparo

  1. Ferva o leite com o açúcar (ou adoçante) e a essência de baunilha;
  2. Em outro recipiente, misture o amido de milho com uma concha de leite ainda morno, até dissolver bem. Coloque essa mistura na panela com o restante do leite e mantenha o fogo em temperatura média, até levantar fervura;
  3. Nesse ponto, já em ponto de creme, adicione o cacau e mexa com um batedor de ovos até misturar bem;
  4. Coloque o creme em forminhas de cupcake ou nas que desejar, em menos de 1 hora na geladeira já estará geladinho e firme para comer.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.