Topo

Taise Spolti

Pudim de banana: receita é light e super fácil de fazer!

Taise Spolti

19/06/2019 04h00

Foto: Caio Cezar / UOL

No meio a correria do dia a dia, receitas práticas e que são saudáveis são valiosas! Esse pudim de banana pode ser feito com outras frutas também, como morango, manga e pêssego e ficará uma delicia igual!

Você só precisa de três ingredientes básicos, e eu não recomendo usar nenhum adoçante ou açúcar, pois o doce da fruta já é o suficiente, mas se você é uma formiguinha e quiser adoçar mais, escolha xilitol ou açúcar mascavo, ok?!

Ingredientes:

  • 3 bananas
  • 300 mL de leite vegetal de amêndoas (ok, se preferir, pode ser leite desnatado ou leite sem lactose)
  • 1 sachê de gelatina sem cor e sabor

Preparo:

Como essa receita será de banana, faremos esse processo de assar antes, mas quando for outra fruta como pêssegos ou manga, não é necessário ok? Apenas use a fruta in natura.

  1. Asse as bananas com casca no forno a 150 graus até que a casca esteja assada e preta por fora, quanto mais assar, mais doce a banana ficará.
  2. Com cuidado, abra as cascas da banana e retire a polpa, colocando em um liquidificador com o leite e bata até formar um creme.
  3. Hidrate a gelatina com 3 colheres de sopa de água quente e misture ao creme, bata mais um pouco para garantir que esteja bem homogeneizada.
  4. Coloque em uma forma de pudim ou pequenas forminhas e leve a geladeira até endurecer.

Para acompanhar eu fiz essas bananas caramelizadas por cima, para fazer é simples:

  1. Corte pequenas rodelas de banana, coloque em uma frigideira com uma colher de água, algumas gotinhas de limão e canela a gosto.
  2. Deixe caramelizar por completo e coloque por cima.
  3. Eu não adocei, mas se quiser, a regra é a mesma: adoçante natural ou açúcar mascavo a gosto.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.