Topo

Taise Spolti

Sardela: aprenda receita simples e saborosa

Taise Spolti

16/06/2019 04h00

Foto: Caio Cezar / UOL

Sardela é um creminho gostoso e forte a base de sardinha para acompanhar torradinhas ou entradas, mas na minha família, que é de origem italiana, meu pai sempre fez macarrão com esse molho. Hoje, minha sardela é feita com muito carinho relembrando os ensinamentos deles quanto a simplicidade de um bom prato e de como as refeições são importantes.

O único porém dessa receita é o óleo comestivel que acompanha a sardinha enlatada, então ensinarei uma técnica para deixá-la limpa e saudável, já que para a receita, a sardinha enlatada é a melhor opção, fica deliciosa e forte, como manda a receita original.

Use essa receita para torradinhas, mas principalmente para uma boa massa integral.

Ingredientes:

  • 1/2 pimentão vermelho sem as sementes
  • 1 lata de tomates pelados (ou 4 tomates italianos sem pele)
  • 1 lata de sardinha
  • 1 ramo pequeno de manjericão (média 10 a 15 folhas)
  • sal a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 ponta de pimenta dedo de moça (pimenta a seu critério, pode colocar mais se gostar de mais picante)

Preparo:

  1. Um bom molho italiano precisa ter sabor, e o aroma do manjericão é fundamental, então capriche.
  2. Abra a lata de sardinha e escorra toda a gordura, coloque em uma peneira fina e lave-a sem mexer, apenas passando a água da torneira por ela. Guarde na geladeira em um pote fechado sem água, somente a sardinha, e no outro dia repita o processo de lavagem.
  3. Em uma panela, coloque o azeite, os tomates, pimentão picado, pimenta e a sardinha, acerte o sal.
  4. Cozinhe em fogo baixo com a panela fechada, quando o volume do molho estiver diminuindo coloque as folhas de manjericão.
  5. Continue cozinhando até que o molho fique cremoso, o volume tenha diminuido e a cor do tomate tenha mudado para vermelho escuro, isso indica que ele está completamente cozido e doce.

 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.