Topo
Chef Funcional

Chef Funcional

Categorias

Histórico

Abobrinha recheada e com molho bechamel sem glúten

Taise Spolti

22/05/2019 04h00

Crédito: Caio Cezar / UOL

Uma opção bem elegante e deliciosa para dietas restritivas é essa abobrinha recheada e gratinada com molho bechamel que não tem gluten. A receita toda é low carb e com poucas calorias, então é uma ótima ideia para jantares ou para variar as refeições da semana. Caso você queira reduzir ainda mais os carboidratos, pode trocar a farinha de arroz por farinha de coco.

Ingredientes:

  • 1 abobrinha italiana com casca
  • 100 g de ricota fresca
  • Sal e pimenta a gosto
  • Noz moscada moída na hora a gosto
  • 200 mL de leite desnatado ou leite vegetal
  • 2 col. sobremesa de farinha de arroz integral
  • 2 col. sobremesa de manteiga ghee ou manteiga de coco
  • manjericão e tomilho frescos

Preparo:

  1. Corte a abobrinha em laminas com o auxílio de um mandolim (laminador de alimentos) e reserve em água com uma pitada de sal para amolecer e não escurecer.
  2. Em uma panela coloque a farinha de arroz com a manteiga e cozinhe até ficar com uma cor mais escura, acrescente o leite lentamente e sempre mexendo, baixe o fogo e então tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto.
  3. Corte a ricota em pequenos palitinhos de modo a ser mais fácil de enrolar, e enrole as laminas de abobrinha com um pedaço de ricota em cada uma. Se for necessário, espete um palitinho de dente para que fique no formato e retire depois de assar.
  4. Em uma forma pequena, coloque as abobrinhas recheadas lado a lado e acrescente todo o molho bechamel, leve ao forno com algumas folhas de tomilho e manjericão, e asse durante 20 a 30 minutos a 200 graus.
  5. Sirva em seguida.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.

Chef Funcional