Topo
Chef Funcional

Chef Funcional

Categorias

Histórico

Polpettone de frango e batata doce: versão funcional do clássico italiano

Taise Spolti

08/05/2019 04h00

Crédito: Caio Cezar / UOL

Um clássico italiano, a receita pode ser a mesma, trocando o pão amanhecido por batata doce teremos uma excelente opção para lanches e refeições principais.

A diferença entre a polpetta e o polpettone está no tamanho, a primeira é menor e pode ser cozida no molho que quiser comer, assim como uma almôndega. Já o polpettone é feito em um tamanho maior e pode ser assado direto ao forno como no caso da foto. Escolha a sua versão e se delicie com uma super refeição rica em proteina de alto valor biológico e sem glúten.

Vale lembrar que o clássico italiano é feito com as sobras das carnes que temos em casa, feitos pelas mammas e nonnas, então se quiser usar carne bovina ou suína no lugar do frango, cai muito bem também!

Ingredientes

  • 200 g de peito de frango cozido e desfiado
  • 1 batata doce média cozida (aproximadamente 100 g)
  • Azeite de oliva
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de cebolinha picada
  • 1 colher de sopa de salsinha picada
  • 1 dente de alho picado
  • 5 a 6 folhas de manjericão fresco picado
  • Gergelim para enrolar

Preparo

  1. Com a batata e o frango já cozidos, misture todos os ingredientes em uma vasilha com o auxilio de um garfo ou da mão, amassando para formar uma massa firme. Pré aqueça o forno em 200 graus.
  2. Enrole a massa formando os polpettones (ou menores do tamanho de uma almondega fazendo as polpettas) e passe pelo gergelim até cobrir ele todo. Leve para o forno em uma forma untada até que o gergelim fique mais firme e dourado por fora.
  3. Para servir eu escolhi o molho clássico italiano, que também já ensinei aqui, mas você pode escolher o que quiser no dia ou então comer sozinho como um lanche!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.