Palitos de polenta de painço são alternativa de snack saudável

Crédito: Caio Cezar / UOL
Aqui no sul, principalmente no Rio Grande do Sul, a gente sempre come polenta, a tradicional é feita de milho e quando deixamos ela bem dura, de um dia para o outro na geladeira, podemos cortar em palitinhos e fritas. São os palitinhos de polenta fritos, que são acompanhamentos em bares e afins. Cá entre nós, sabemos que fritura não é saudável.
A troca do milho pelo painço é pelo sabor delicioso e também por não ser um grão transgênico, já que é bem difícil de achar milho não transgênico, ele possui alto teor de fibras, e é rico em manganês e fosforo.
Ingredientes:
- 100 g de grão de painço descascado
- Sal e pimenta a gosto
- água quente para cozimento (o quanto baste)
- paprica defumada em pó
Preparo:
Em uma panela, coloque os grãos de painço e ligue o fogo, mexendo para que os grãos apenas aqueçam e não queimem. Acrescente o sal e pimenta e cubra com agua, deixe que essa primeira água seja absorvida totalmente e acrescente mais. A cada vez que a agua começar a diminuir, cubra com mais água. Quando os grãos estiverem abertos, acrescente um copo de água e deixe cozinhando em fogo médio, quando tiver absorvido metade, processe com um mixer ou no copo do liquidificador (cuidado para deixar a tampa pequena do liquidificador aberta, caso contrário criará pressão do vapor quente e poderá causar acidentes!).
Volte para a panela esse creme e deixe cozinhar mais um pouco.
Disponha o creme em uma forma para bolo retangular e espalhe bem, leve para a geladeira e deixe de um dia para o outro, você vai ver que ele fica bem firme.
Corte em palitos, passe cada palitinho um pouco de paprica defumada e sal, leve ao forno a 300 graus em uma forma untada com um pouco de azeite e deixe que fiquem com a casquinha crocante.
Está pronto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.