Topo
Chef Funcional

Chef Funcional

Categorias

Histórico

Brigadeiro e beijinho de chuchu: veja receita saborosa e funcional

Taise Spolti

27/03/2019 04h00

Crédito: Caio Cezar/UOL

Brigadeiro é bom e todo mundo gosta, mas nossa receita super brasileira e tão conhecida no mundo todo é feita do mais doce que pode existir: leite condensado. 

Ok, de vez em quando comer não tem problema algum, viver em equilíbrio é a base de ter uma boa saúde, mas algumas pessoas não podem sequer pensar em se dar esse prazer, como diabéticos, pois o controle da doença é indispensável para a segurança e saúde. 

Essa receita é pensada não somente para esse grupo, mas para crianças, e para todo mundo que gosta de cuidar da saúde mas não abre mão de comer coisas gostosas, crianças amam doces e quanto mais tempo controlarmos essa ingesta deles, melhor para a saúde deles, mais energia e vida eles terão. 

Então que tal apostar em um brigadeiro tão gostoso quanto, só que sem o leite condensado?! 

Ingredientes

  • 1 chuchu 
  • 1 gema de ovo 
  • 1 colher de chá de biomassa de banana verde em pó (caso prefira, use amido de milho que também não tem glúten)
  • 80 g de chocolate funcional em barra (pode ser com 70 ou 80% cacau) –lembre-se de escolher um bom chocolate, para ter os benefícios do cacau e também manter a receita saudável. 
  • 1 colher de sobremesa de cacau em pó 100%

Preparo

Brigadeiro

  1. Cozinhe o chuchu até que fique bem mole e descarte toda a água, deixando-o bem sequinho. Retire o coração e bata no liquidificador com o cacau, a biomassa e a gema de ovo. 
  2. Derreta totalmente o chocolate em um recipiente no microondas ou em banho maria. 
  3. Leve a batida ao fogo e misture o chocolate derretido, mantenha o fogo baixo mexendo sempre com uma espátula até que levante bolhas do fundo da panela. 
  4. Coloque em uma vasilha até esfriar um pouco e leve a geladeira. Assim que esfriar totalmente, estará pronto para moldar ou comer de colher. 

Beijinho

  1. Troque o chocolate em Barra por chocolate branco em Barra funcional (a chocolife e algumas outras marcas brasileiras tem chocolate branco saudável, sem lactose ou glúten, feitos à base de coco – foi esse que usei na receita), retire o cacau e acrescente 2 colheres de sobremesa de coco ralado. 
  2. Prepare todas as etapas iguais, e se preferir, enrole no coco ralado, ficará uma delicia! 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.