Topo

Taise Spolti

Salada de feijões com pesto equivale a uma refeição completa

Taise Spolti

20/03/2019 04h00

Crédito: iStock

 

Uma salada nada convencional, mas bem tipica de lanches americanos, porém lá eles usam feijões em lata, eca. Eu prefiro mais o nosso jeitinho, de cozinhar na panela de pressão com algumas ervas e deixar aquele gostinho caseiro.

O feijão é um alimento riquíssimo em nutrientes, e note: riquissimo em proteínas, sendo ele um dos alimentos indispensáveis a dietas veganas, até porque ele é versátil na culinária e podemos usar até para fazer sobremesa (já experimentou esse brownie de feijão que ensinei no blog?).

Essa salada é super gostosa, fácil de fazer e acaba se transformando em uma refeição completa: contém micronutrientes essenciais ao organismo bem como é fonte equilibrada entre proteínas, gorduras e carboidratos. Pode ser reservada na geladeira por até dois dias.

Ingredientes

  • 100 g de feijão branco cozido
  • 100 g feijão azuki cozido (pode usar o carioquinha também)
  • 50 g de ervilhas cozidas
  • 50 g de grão de bico
  • 50 g parmesão ralado
  • 2/3 de xícara de azeite de oliva
  • 1/3 xícara de folhas de manjericão frescas
  • 1/3 xícara de nozes
  • sal e pimenta do reino moídos a gosto
  • Para compor: tomate cereja, milho, uvas passas, damasco picado, salsinha fresca, grão de bico, frango desfiado… use sua criatividade!

Preparo

  1. Cozinhe os feijões, o grão de bico e a ervilha (separados de preferência, pois cada um tem um tempo de cozimento) e reserve, sem o caldo (dica: use o caldo para fazer sopa ou cozinhar outros vegetais para crianças, nessa água do cozimento existe muitos nutrientes).
  2. Para fazer o pesto, adicione o parmesão, as nozes, o azeite, sal, pimenta e manjericão em um liquidificador e acione o botão pulsar algumas vezes, até formar um molho.
  3. Em uma vasilha, misture os feijões e o pesto, e é só servir.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.