Topo

Taise Spolti

Marzipã: um doce árabe para incrementar receitas

Taise Spolti

06/02/2019 03h00

Foto: Caio Cezar / UOL

O marzipã, ou marzipan, é um doce árabe e bem conhecido de doceiras, já que serve para modelar, fazer formatos diferentes em decoração de bolos e tortas, rechear bombons, rechear tortas, e o que mais você quiser!

Versátil, lindo e muuuuuito saboroso, ele é uma boa opção para decorar aquelas tortas funcionais que já fizemos por aqui, ou então fazer um bombom desses que vou ensinar, para matar a vontade de comer um bom docinho acompanhado de café.

Vou passar a receita da maneira clássica, apenas adaptando um ingredientes: o açúcar.

Ingredientes

  • 100 g farinha de amêndoas fina
  • 100 g açúcar mascavo (sim, você pode usar xilitol e deixar a receita zero açúcar, mas vamos trabalhar de maneira mais fácil aqui)
  • Clara de 1/2 ovo (deixe separado para irmos acrescentando aos poucos)
  • Essência de amêndoas (pode usar essência de baunilha se preferir)

Como fazer marzipã com açúcar mascavo

Primeiro misture o açúcar com a farinha de amêndoas, em seguida acrescente somente metade da clara de ovo e a essência, misture a massa com as mãos até que fique uma massa uniforme, e assim que isso acontecer, pare de misturar para que não se separe e a massa estrague. Guarde na geladeira enrolada em plastico filme de um dia para o outro.

Para fazer esse bombom da foto, eu fiz bolinhas de marzipã com as mãos (igual um brigadeiro), derreti um pedaço de chocolate funcional (70% cacau) e joguei por cima, levei para a geladeira por mais 1 h e estavam prontos.

Dicas de sucesso: Faça essas bolinhas de marzipã com uma amêndoa dentro, enrole granola por fora como se fossem brigadeiros ou então use corante alimentício natural (já viram aqueles de beterraba que interessante?) para fazer bichinhos para as crianças.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.