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Tapioca aromática: quinoa e amaranto substituem ovo para quem é alérgico

Taise Spolti

09/01/2019 04h00

Crédito: iStock

Fazer tapioca como uma refeição saudável já não é mais novidade, no mundo da alimentação saudavel a tapioca sempre aparece como opção de lanches. Muitos se esquecem que o índice glicêmico dela é alto, sendo assim, o indicado é sempre consumir com proteínas, gorduras e fibras para diminuir esse índice e então ser de fato um alimento saudável.

Normalmente essa questão do índice glicêmica é resolvida com a preparação de uma 'crepioca', em que fazemos a mistura da tapioca com um ovo batido para ter um aspecto de crepe, ou panqueca. Mas para quem tem alergia a proteína do ovo, isso se torna algo inviável.

Então essa é uma das receitinhas fáceis para esse pessoal, já que a quinoa e o amaranto oferecerão um valor de proteína e fibras satisfatório e as ervas dão um sabor especial à mistura.

Ingredientes para tapioca aromática

  • 3 col. (sopa) de goma de tapioca pronta
  • 1 col. (chá) de quinoa em flocos
  • 1 col. (chá) de amaranto em flocos
  • Orégano e manjericão secos a gosto

Como fazer a tapioca aromática

  1. Misture todos os ingredientes e uma pitada de sal se preferir.
  2. Esquente bem uma frigideira e, sem untar, coloque a mistura até que ela comece a endurecer de um lado, vire com cuidado e aguarde o mesmo acontecer do outro.

Recheio

Nessa foto eu utilizei tomate cereja, queijo brie de maturação mais longa (diminuindo o índice de lactose), couve e um fio de azeite, mas você pode montar o recheio como preferir!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.