Topo

Taise Spolti

Aprenda a fazer sua própria granola com coco

Taise Spolti

23/12/2018 04h00

Crédito: iStock

Sempre que eu posto uma foto do meu café da manhã no meu Instagram, as pessoas me pedem a receita dessa granola.

Tenho o hábito de fazer sempre a mesma refeição: ovos cremosos, mamão com granola caseira e uma xícara de café.

As granolas que encontramos nos mercados muitas vezes contêm açúcar simples ou mel nos ingredientes, o que para uma criança ou um diabético pode se tornar um grande problema. Mas existem outras maneiras de deixar uma granola doce, porém supersaudável.

A minha versão, por exemplo, é riquíssima em fibras, e se você tomar o cuidado de comprar uma aveia integral de boa procedência, ela ainda tão terá glúten. Este composto de proteínas vem de contaminação cruzada, pois aveia naturalmente não contém glúten.

A receita a seguir pode ser reservada em um pote fechado por até duas semanas.

Ingredientes

  • 200g de aveia em flocos
  • 30g quinoa em flocos
  • 50g coco ralado sem açúcar
  • 2 col. de sobremesa de framboesa (pode usar a fruta seca que preferir)
  • 1 col. de sobremesa  de água
  • 2 col. de sobremesa de xilitol (ou açúcar de coco –use somente um desses dois ou, se preferir, não acrescente)
  • 1/2 col. de chá de canela em pó

Modo de preparo

Em uma frigideira, coloque o coco ralado e deixe que torre um pouquinho. Esse processo deixará que o docinho natural do coco fique mais aparente. Em seguida, acrescente a aveia e continue mexendo com uma colher de pau por alguns minutos, de forma que a aveia fique bem quente. Acrescente todos os outros ingredientes e mexa de vez em quando com a colher, evitando que a mistura grude na frigideira. Não precisa untar!

Quando alguns grumos se formarem, desligue e deixe esfriar.

Pronto, sua granola está pronta para ser acrescentada em iogurtes, frutas e onde preferir.

 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.