Topo

Taise Spolti

Coulis salgado de cenoura e beterraba para adicionar sabor e decorar pratos

Taise Spolti

19/12/2018 04h00

Crédito: Caio Cezar / UOL VivaBem

Sabe aquele molho que fica embaixo do prato ou em cima do alimento, dando um toque especial à receita? Esse é o o coulis, uma maneira da gastronomia de apresentar os alimentos em outra forma, usado para dar cor e sabor.

Os de frutas vão muito bem com sobremesas, e os salgados são geralmente usados para decorar os pratos, e da maneira que são feitos eles mantêm todos os valores nutricionais do alimento.  O de beterraba, que ensinarei abaixo, é uma ótima opção para pratos como risotos, deixando a apresentação mais atrativa.

Ingredientes

  • 2 cenouras
  • 1 beterraba 
  • Sal a gosto 
  • Água para cozimento

Modo de preparo

  1. Cozinhe as cenouras e a beterraba com água o suficiente para cobrir na panela, acrescente uma pitada de sal e deixe ferver até que fiquem moles.
  2. Em um liquidificador, bata as cenouras com metade da água do cozimento até que fique um creme liso e liquido. Passe por uma peneira esfregando o fundo da colher para que fique liso o máximo possível. 
  3. Para o coulis de beterraba repita o mesmo processo. 
  4. Reserve em geladeira por até cinco dias em um recipiente fechado.
  5. Use o coulis para acompanhar pratos, para dar cor a uma preparação ou para fazer base de molhos. 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.