Purê de mandioquinha: simples de fazer e rico em minerais

Crédito: iStock
Quando falamos em purê funcional, logo vem em nossa cabeça o clássico de batata doce ou de aipim, que são os dois mais indicados pelos nutricionistas. Nessa linha de tubérculos, todo alimento é saudável, mas podemos pensar em outras opções. E um que chama muita atenção pelo sabor e não é tão oferecido em linhas funcionais, é o de batata baroa, ou mandioquinha.
E olha que a tabela nutricional dela é maravilhosa: em 100 g de mandioquinha temos apenas 18 g de carboidratos. Possui também muita vitamina A e minerais, como manganês e potássio. Uma maneira simples de variar o purê em casa!
Ingredientes para purê de mandioquinha
- 200 g de mandioquinha cozida e sem casca
- Sal e pimenta a gosto
- Tomilho fresco a gosto
- Um fio de azeite
- Água do cozimento (reserve um pouco para ajudar a dar liga no purê )
- 100 mL de leite de coco
Como fazer purê de mandioquinha
- Amasse a mandioquinha numa vasilha com um esmagador de alimentos ou então com o fundo de uma colher de pau, mas certifique-se de que a mandioquinha esteja cozida a ponto mole –ou seja, quando você espera um garfo nela enquanto cozinha e ela está se desmanchando.
- Misture o leite de coco e o azeite e um pouco da água de cozimento da mandioquinha até que fique um purê liso.
- Tempere com sal, pimenta e o tomilho fresco.
Sobre a autora
Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.
Sobre o blog
Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.