Topo

Taise Spolti

Chips de coco: receita é rica em fibras e antioxidantes

Taise Spolti

14/10/2018 04h00

 

Crédito: iStock

Mais fácil, gostoso e econômico IMPOSSÍVEL!

Um dos alimentos mais ricos que podemos ter sempre em mãos é o coco, ele é rico em valor nutricional, suas propriedades já estão bem difundidas quanto à presença de gorduras do bem (triglicerídeos de cadeia média nesse caso), anti-inflamatório, antifúngico, antioxidante, e muito mais!

Mas mais do que isso, é que ele é rico de opções: podemos fazer açúcar, leite, água, farinha, óleo, manteiga, fibra, e… CHIPS!

Sabe o coco seco? Aquele que está nas gôndolas do supermercado bem barato? Em média um coco seco custa 2,50 a 5,00 dependendo da região ou supermercado, e um coco desses nos rende um saco grande de chips (a quantidade varia de acordo com o tamanho do coco).

Vou ensinar como fazer ele natural (que fica doce sem ter que adicionar açúcar) e também temperado. 

Ingredientes para chips de coco

  • 1 coco seco

Como fazer chips de coco:

  1. Para abrir o coco, deixe-o na chama do fogão até ficar com aspecto queimado por fora, pegue com cuidado e quebre-o com o auxílio da face oposta da faca. Uma a duas batidas fortes são o suficiente para fazê-lo rachar e abrir com facilidade.
  2. A água que ele tem é deliciosa, tome ou guarde para outra receita. 
  3. Retire com uma colher toda a parte branca do coco (carne) que estará solta da casca, basta enfiar a colher que tudo se soltará.
  4. Com o auxílio de um mandolim (fatiador de alimentos) faça lascas dessa parte branca e disponha numa forma espalhadas em uma forma.
  5. Asse no forno médio a 150 graus até que fique douradinho. Média 10 minutos.

Para fazer os chips salgados, antes de assar, esfregue com as mãos páprica defumada e sal (quantidade a gosto) no coco e asse no mesmo tempo e temperatura. 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.