Topo

Taise Spolti

Receita de frango crocante reutiliza pão integral amanhecido

Taise Spolti

19/09/2018 04h00

 

Crédito: iStock

Infelizmente o desperdício de alimentos é comum e está instalado na rotina de muitas famílias, sem se darem conta. O desperdício de alimento já é problema mundial e um dos assuntos mais debatidos no combate à fome.

Sem nos darmos conta, pequenos gestos rotineiros contribuem para isso, como deixar alimentos estragarem nas prateleiras de casa ou consumir menos do que se compra, no caso do pão, comprar uma quantidade e deixar ir fora algumas fatias que já não estão 'boas' o suficiente, estão amanhecidas, duras… enfim. 

Muitas pessoas compram ou fazem pão integral ou pão caseiro sem glúten, sem lactose, com algumas sementes, e, se não consumido em dois dias, jogam fora. 

Pensando nessas atitudes é que na gastronomia tentamos aliar o uso desses alimentos em pratos diversos. 

E no de hoje será a utilização dessas fatias de pão integral para fazer uma crosta crocante na coxa e sobrecoxa do frango, para dar uma repaginada nas opções e sabores diferentes para nosso dia a dia. 

Ingredientes do frango crocante:

  • Algumas fatias de pão integral amanhecido
  • 4 coxas e sobrecoxas (se quiser usar somente a coxa, use 8 peças)
  • Azeite de oliva a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Manjericão seco (tempero)
  • 3 colheres (sobremesa) de mostarda Dijon (ou então mostarda escura)
  • 1 colher (sobremesa) de açúcar mascavo 

Como fazer o frango crocante:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes (menos o frango e o pão) com um pouco de azeite para temperar o frango. Espalhe esse molho em todas as partes do frango e reserve.

Asse as fatias de pão no forno aquecido a 200 graus durante 4 a 5 minutos até que fiquem crocantes e bata no liquidificador até formar uma farinha. 

Coloque a farinha do pão em uma tigela e passe o frango, empanando e cobrindo todas as coxas e sobrecoxas.

Coloque em uma forma limpa e untada com um fio de azeite e asse durante 1h 30 a 200 graus até que as peças fiquem douradas (não acelere o processo aumentando a temperatura, pois a crosta assará antes do frango).

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.